Draghi alerta que UE pode ficar estagnada se não desenvolver IA

MILÃO, 1 DEZ (ANSA) – O ex-presidente do Banco Central Europeu e ex-premiê da Itália Mario Draghi alertou que a União Europeia corre o risco de permanecer estagnada caso não desenvolva a Inteligência Artificial (IA).   

O ex-banqueiro e economista italiano avaliou que o bloco precisa reduzir a lacuna em relação a outros países e regiões na adoção de tecnologias relacionadas ao desenvolvimento da IA.   

“Caso não reduzamos essa diferença e não adotemos essas tecnologias em larga escala, a Europa corre o risco de um futuro de estagnação, com todas as consequências que isso acarreta”, afirmou Draghi na abertura do ano acadêmico da Universidade Politécnica de Milão.   

Diante de “condições de incerteza”, o italiano declarou que “uma política eficaz exige adaptabilidade, ou seja, a revisão de premissas e o ajuste rápido das regras à medida que surgem evidências concretas sobre os riscos e benefícios”.   

“É aqui que a Europa estagnou. Tratamos avaliações iniciais e provisórias como se fossem doutrina estabelecida, consagrando-as em leis extremamente difíceis de alterar”, acrescentou.   

Draghi enfatizou que, se a UE abraçar a IA, isso poderá proporcionar um impulso econômico significativo entre os Estados-membros, com um aumento de pouco menos de 0,8% do Produto Interno Bruto por ano. (ANSA).