O passar dos anos traz o envelhecimento característico da face humana, acarretando uma perda significativa dos contornos da face. E a região dos olhos é bastante afetada com a chegada da idade.

É fato que os olhos humanos conseguem expressar inúmeras emoções. Ou seja, torna-se uma maneira de comunicação não verbal extraordinária. E com a ajuda das sobrancelhas, os contornos entregam ainda mais estilo e posicionamento. Mas, e quando essa manifestação natural começa a perder sua silhueta?

Em território brasileiro, cada vez mais as pessoas têm valorizado os procedimentos estéticos, principalmente quando eles ocorrem na face, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, país onde a Dra. Roberta Fontanari se encontra, já que acabou de realizar uma palestra em Harvard, Boston.

Por falar em palestras e pesquisas, quando o assunto é a região dos olhos, aguça ainda mais as buscas por mulheres e até homens sobre procedimentos que possam resolver a volta das expressões mais marcantes, ora tão características na juventude. E é disso que a Dra. Roberta, cirurgiã dentista com especialização em Ortodontia e Harmonização Orofacial e mestrado em Ortodontia, foi falar na Harvard Medical School hoje à tarde. A profissional apresentou o protocolo Quilodran Fontanari Brow Lift, desenvolvido por ela em parceria com o professor e Dr. Javier Quilodrán Bazán.

CEO fundadora do Instituto Roberta Fontanari, a cirurgiã dentista também é pioneira no processo de formação acadêmica de profissionais na área da Harmonização facial, capacitando muitos alunos no país e no exterior (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Venezuela etc). São dezenas de cursos ministrados presencialmente e online, que disseminam uma filosofia de trabalho diferenciada, tendo como objetivo quebrar paradigmas e revolucionar os tratamentos com os fios faciais e os tratamentos para rejuvenescimento da face.

Sobrancelha: a menina dos olhos de todas as mulheres

Há anos o lifting de sobrancelha é um assunto bastante falado em todo o mundo, até porque tem um apelo estético bastante assinalado. Nas clínicas, por exemplo, aquele estilo de sobrancelha mais reta é bastante solicitado pelas jovens, e isso ocorre porque torna o olhar feminino ainda mais sensual e poderoso. E depois que a atriz estadunidense Meg Ryan surgiu nos tapetes vermelhos dos festivais de cinema com a sobrancelha ao estilo Fox Eyes, a procura por esse procedimento realizado com fios tem aumentado significativamente até no Brasil.

Quando se fala da região periorbital da face, além da questão estética, existe a questão funcional. Com o processo de envelhecimento, é possível observar uma frouxidão na pele da pálpebra, ligamentos, gordura e musculatura periorbital.
Pensando nisso, a Dra. Roberta Fontanari, junto do professor e Dr. Javier Quilodrán Bazán, desenvolveram uma técnica não cirúrgica, realizada com fios faciais e que reposiciona todas essas estruturas.

Vale lembrar que a queda do supercílio prejudica a função da visão e leva o paciente a um momento cirúrgico que remove a pele e a gordura caída. O protocolo Quilodran Fontanari Brow Lift não resolve o problema, uma vez que a frouxidão tecidual decorrente do processo de envelhecimento não é tratável. Porém, o procedimento desenvolvido pela Dra. Roberta Fontanari, como ela mesma explicou na palestra em Harvard, “reposiciona as estruturas que se afrouxam com o processo de envelhecimento, começando pelo ligamento que há ao redor dos olhos, especialmente o temporal superior e inferior, a musculatura da pálpebra, gordura, pele e ligamentos, tudo isso feito com os fios faciais.”

Além do protocolo Quilodrán Fontanari Brow Lift, a Dra. Roberta é proponente de outro procedimento, o protocolo RJK de Verticalização, dentre outros. A profissional é referência internacional em Harmonização Orofacial, valendo-se de uma filosofia com ênfase no Gerenciamento do Envelhecimento, Saúde Integrativa e Valorização da Autoimagem.

Assim como se tornou de conhecimento por todos que passaram hoje pela palestra da profissional em Harvard, a Dra. Roberta também vem se destacando como Palestrante no Brasil. Vale o destaque como Speaker and Faculty Teacher at Miami Anatomical Research Center MARC (Miami, USA), na própria Harvard Medical School (Boston, USA) e Speaker em diversos locais mundo a fora. Adicionalmente, também atua de forma marcante com pesquisa cientifica, sendo autora e coautora de diversos artigos em Harmonização Orofacial.