A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Esse acontecimento significa basicamente que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade.

No entanto, você sabe o que a menopausa é capaz de fazer com a sua pele? A dermatologista Katia Volpe fala sobre o assunto.

“Sabemos que o ciclo menstrual e os seus hormônios têm influência na vida das mulheres e a pele é uma das maiores vítimas, um dos maiores problemas, por exemplo, é a acne. Porém, o que muitas mulheres não sabem é que a menopausa também causa impactos na pele”, afirma.

“A pele fica mais fina e ressecada. Alguns casos mais graves, sobretudo quando há muita exposição ao sol, podem surgir manchas, rugas e fragilidade na pele. O desequilíbrio hormonal característico desse período também deixa a face mais oleosa e propícia à acne, além de ser a razão do surgimento de pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face”, completa.

Na sequência, a profissional fala sobre o colágeno: “Durante os primeiros 5 anos após esse fator, o colágeno reduz em até 30% e a cada ano após a menopausa, o mesmo diminui 1,2%, tendo por resultado a perda de elasticidade e firmeza”. “Não há nada como o conhecimento e a prevenção”, completa.