Não é perder peso, é muito mais que isso, é mudar hábitos cuidando do corpo e da mente. Em meio a isso, Dr. Túlio Nunes alerta sobre o aumento da obesidade entre os brasileiros.

É trabalho, é casa, é cuidar dos filhos ou do seu pet e não tem jeito, você acaba dando uma escorregada ou melhor, acaba dando aquela ‘sabotada’ na hora de cuidar do seu corpo. Pesquisadores da Universidade Pública de Saúde da USP identificaram que a população brasileira não segue uma alimentação saudável e sustentável.

O médico Túlio Nunes, de 38 anos, que atua na área de emagrecimento, terapia hormonal, hipertrofia, longevidade e bem-estar, explica que a briga contra a balança nunca foi tão intensa como nos últimos anos, em que os números da obesidade no Brasil vêm crescendo, em especial em tempos de pandemia.

“Todo obeso está doente e deve tratar a obesidade como uma doença crônica”, alerta Dr. Túlio Nunes. Mais de 60% dos adultos brasileiros, entre homens e mulheres, estão acima do peso. Comprovadamente, as mulheres têm mais probabilidade de ter excesso de peso do que os homens.

Quem está buscando o emagrecimento sabe que a correria diária e a famosa falta de tempo ou cansaço, acabam dando espaço para refeições rápidas, nos chamados fast food, onde os alimentos são ricos em gordura trans. Diante disso, o excesso de peso é inevitável e, geralmente, essas pessoas acabam não fazendo exercícios físicos.

Fique atento à autossabotagem e veja como driblá-los. O Dr. Túlio Nunes alerta sobre os principais motivos que fazem você sabotar seu emagrecimento saudável:

Desorganização

Dê uma paradinha e crie uma rotina de mudanças de hábitos saudáveis, estabeleça uma rotina de atividades físicas e organize a sua alimentação.

Falta de foco

Priorize essa mudança, ou seja, não deixe de ir ao treino porque está cansado. Tá exausto do trabalho? Vai cansado mesmo, mas não perca o ritmo.

Evite exageros

Consumir álcool, comer alimentos prejudiciais à saúde e etc. Tudo pode nada é proibido, no entanto, não exagere. Por exemplo, bebidas alcoólicas atrapalham muito o emagrecimento; isso porque o valor calórico é muito alto. Então, ao invés de beber todos os dias ou durante a semana, opte por não beber, ou no máximo, beber no final de semana pequenas quantidades.

Menos comida

Se aproxime de pessoas com os mesmos objetivos que você, com os mesmos hábitos que você está procurando desenvolver. Ou seja, comunique aos seus parentes, amigos e colegas que você quer emagrecer e busque programas e atividades que não envolvam comida.

Descubra seus gatilhos

Pare um tempinho e analise as situações do dia a dia que te fazem comer: horários, pessoas, locais. Se você se conhece, você vai conseguir entender quais emoções levam a comer: tristeza, raiva, ansiedade, tédio, cansaço. Então procure ajuda para enfrentá-los.

Nunca se compare com ninguém

Não tenha metas irreais, não se compare com a sua amiga, ou aquela influencer do Instagram. Ninguém tem o mesmo corpo, a mesma resposta aos hormônios, estilo de vida saudável e a genética. No tratamento de emagrecimento, é preciso ter em mente que é um processo que envolve saúde e que deve ser realizado com responsabilidade. Sabe por quê? Não é possível conquistar o mesmo corpo de uma pessoa que se dedica há anos.

Procrastinação

Sabe aquela história de que eu começo na segunda-feira? Pois é, adiar o início de algo novo, é um dos hábitos sabotadores mais comuns em processos de emagrecimento. Deixei por último para você pensar sobre tudo que leu até agora e refletir.

“É por isso que eu acredito na medicina aliada ao emagrecimento”, diz Dr. Túlio Nunes. Uma dieta saudável e sustentável é caracterizada por um consumo diário e prioritário de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas (grupo composto por castanhas, nozes e amendoins), e também na redução semanal em carnes vermelhas, laticínios, tubérculos, açúcares de adição e gorduras animais e, também, um corpo em pleno funcionamento.

“O acompanhamento médico é fundamental para que as devidas avaliações sejam feitas e esse processo na redução de peso ocorra de forma segura, saudável e sem volta. Não é perder peso, é muito mais que isso: é mantê-lo, evitar o reganho do peso, e mudar hábitos cuidando do corpo e da mente”, finaliza o profissional.