Alterações no corpo da mulher são naturais após a gravidez, e graças ao avanço da medicina, as mamães já podem “voltar” ao corpo anterior à gestação. Todas essas modificações podem ser feitas através de um procedimento chamado ‘Mommy Makeover’. Ainda pouco difundido no Brasil, trata-se de um conjunto de cirurgias que promete recuperar o corpo que a mulher tinha antes da gravidez.
Especialista no procedimento em solo brasileiro, o cirurgião plástico Marco Polo Rios destaca que o tratamento pode ser feito em um único ato cirúrgico sendo capaz de remodelar cada região do corpo afetada pela gestação e pelo trabalho de parto.
“Em geral, o ‘Mommy Makeover’ envolve a mastopexia (elevação ou reposicionamento dos seios até a sua posição original), a lipoaspiração (eliminação da gordura localizada) e a abdominoplastia (redução do excesso de pele, e flacidez do abdômen)”, diz. “Em outras situações podemos associar a mamoplastia de aumento (inserção de implante mamário) e a labioplastia (rejuvenescimento vaginal por meio da redução do tamanho dos lábios na região da vulva)”, completou.
O doutor também comenta sobre o sucesso que o ‘Mommy Makeover’ tem feito: “O procedimento vem atraindo a atenção das novas mamães porque, além de recuperar o contorno corporal, provoca um ganho de autoestima imensurável”.
Dr. Marco Polo Rios ainda destaca que o ideal é que o conjunto de operações seja realizado cerca de quatro a seis meses após o parto. O momento adequado, no entanto, pode variar conforme a saúde e a recuperação pós gestação. Além disso, a paciente precisa estar bem de saúde, no peso ideal para o procedimento e fora do período de amamentação.