Algumas das coisas que fazemos diariamente são altamente prejudiciais para nossa saúde, e o Dr. Ítalo Rachid comenta alguns deles. Segundo ele, todos os dias podemos estar sabotando nossos próprios esforços para buscar uma vida mais saudável. Quando falamos de qualidade de vida e longevidade, precisamos refletir sobre os hábitos nocivos que estão presentes nas nossas rotinas.
Para esclarecer o tema, Ítalo Rachid listou cinco hábitos que afetam a saúde e que muita gente nem imaginam. Alguns desses hábitos podem ser difíceis de reconhecer, principalmente se fizerem parte da rotina.
Apesar de não notarmos os efeitos prejudiciais imediatos, a longo prazo cada um desses itens podem afetar seriamente seus relacionamentos, saúde física e bem-estar psicológico.
Confira a lista de hábitos que você precisa repensar e retirar do seu cotidiano:
Comer demais
Há muitas razões pelas quais você pode ser compelido a pegar um lanche ou servir uma porção extra quando já comeu o suficiente. Comer emocionalmente, comer à noite ou exagerar em eventos sociais pode aumentar as calorias indesejadas, levando a mais do que apenas excesso de peso. Pode também desencadear vários problemas de saúde graves, incluindo diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas, osteoartrite, apneia do sono, doença renal e certos tipos de câncer.
Ficar muito tempo sentado
Se você trabalha em um escritório, há uma boa chance de passar muito tempo sentado. E ficar sentado por períodos prolongados pode ser prejudicial à saúde. Comportamentos sedentários têm sido associados a um risco aumentado de problemas de saúde física, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Passar muito tempo na cadeira também pode ser ruim para sua saúde mental. Estudos mostram que pessoas que se sentam demais correm maior risco de depressão. Fazer pelo menos uma hora de atividade vigorosa por dia pode ajudar a combater os efeitos de ficar muito tempo sentado. Tente se movimentar por alguns minutos a cada meia hora para manter seu corpo e mente em melhor forma.
Ficar acordado até tarde
Você pode pensar que adiar a hora de ir para a cama por mais 30 minutos o ajudará a realizar mais algumas tarefas antes de dormir. E talvez você pense que ainda vai descansar bastante porque vai dormir até um pouco mais tarde amanhã. Mas estudos mostram que quando você dorme pode ser quase tão importante quanto a quantidade que você dorme. A saber, ficar acordado até tarde e dormir mais tarde pode aumentar as chances de você tomar más decisões de saúde ao longo do dia. Ir para a cama em uma hora razoável e acordar cedo pode ser difícil de se acostumar no começo se você for uma coruja da noite. Mas você se ajustará à sua nova agenda ao longo do tempo e isso poderá ajudá-lo a tomar decisões mais saudáveis ao longo do dia, evitando hábitos que afetam a saúde.
Não beber água suficiente
A água é responsável por 60% do nosso corpo, por isso não é tão surpreendente que a água beneficie a saúde total. Manter-se hidratado ajuda a manter sua memória afiada, seu humor estável e sua motivação intacta. Além disso, manter-se em dia com os seus líquidos ajuda a sua pele a ficar macia, o seu corpo a resfriar quando está quente, permite que os seus músculos e articulações funcionem melhor e ajuda a limpar as toxinas do seu corpo através dos seus rins. Então, quanta água você deve beber? O recomendado é que cada adulto beba ao menos 35ml por quilo do seu corpo por dia. Ou seja, uma pessoa com 70 quilos deve beber ao menos 2,450 litros de água. Mas, como um tamanho não serve para todos, a melhor maneira de saber se você está adequadamente hidratado é monitorar a cor da urina. Se estiver amarelo claro, significa que você está bebendo o suficiente. Muito escura pode ser sinal de desidratação.
Não fazer exercícios suficientes
A atividade física tem muitos benefícios para a saúde. Isso não apenas mantém você com boa aparência e se sentindo bem, mas o exercício regular pode ajudá-lo a perder peso e aumentar sua energia. Exercitar-se regularmente também pode ajudá-lo a viver mais. Além disso, o exercício mantém seu coração saudável, reduz o risco de alguns tipos de doenças crônicas, como câncer de mama e algumas formas agressivas de câncer de próstata, melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajuda no controle do açúcar no sangue. Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada, como caminhada rápida, a cada semana. É importante que as atividades físicas sejam orientadas por um profissional de Educação Física. Muitos dos hábitos listados por Ítalo Rachid são feitos no automático, mas precisam da nossa atenção. Quando se analisa tudo aquilo que fazemos ao longo do dia, percebemos que algumas mudanças são importantes. Aliás, para quem deseja uma longevidade saudável, evitar esses hábitos que afetam a saúde pode ser fundamental.