Apesar de, nas últimas duas décadas, diversos procedimentos estéticos terem ganhado espaço no mercado, o botox, sensação no início dos anos 2000, ainda figura entre os mais procurados. Inclusive, diferentemente do que se via no passado, quando praticamente só mulheres se submetiam ao procedimento, hoje em dia, a correção de rugas e marcas de expressão também é de interesse de muitos homens.

“Imperfeições no rosto costumam incomodar mais do que em qualquer outra parte do corpo. Por isso, o botox continua atraindo muitas pessoas”, explica Higor Guerim, farmacêutico esteta conhecido por atender diversos famosos.

Além disso, o especialista aponta que o botox, muitas vezes, é a porta de entrada para outras intervenções estéticas: “Como o procedimento está no mercado há mais tempo, as pessoas se sentem mais seguras de se submeterem a ele”, argumenta o especialista. “Não é incomum o botox ser o primeiro tratamento com a finalidade estética de muita gente”.

Guerim também avalia que, como a atualidade é marcada pela exposição contínua nas redes sociais, mais pessoas se sentem inclinadas a fazer reparos na aparência. “É um sinal dos tempos em que vivemos. Invariavelmente, todos querem ter uma boa aparência – e tudo começa pelo rosto”, pontua.

Responsável por tratamentos estéticos do ator Reynaldo Gianecchini, da atriz Mariana Ximenes e do empresário Neymar (pai do jogador de futebol Neymar Jr.), dentro outros famosos, Guerim destaca que outros procedimentos estéticos devem seguir os passos do botox no que diz respeito à popularidade.

“Levou um certo tempo para que a sociedade aceitasse, de fato, o botox. Muita gente criticava, sem entender do que se tratava. Hoje, o procedimento é bastante comum. Acredito que outras técnicas vão passar por uma trajetória semelhante”, avalia o especialista.