Uma coisa que vem surpreendendo os fãs do ‘BBB 22‘ é a alimentação de Arthur Aguiar. O hábito do brother de estar sempre comendo pão de forma já virou até meme na web. Na casa, o ator já até pediu desculpas à mulher, a coach fitness Maíra Cardi, pelos deslizes alimentares. Arthur confessou aos amigos mais próximos que apesar de ter uma alimentação regrada, desconta muito suas frustrações na comida.

A ansiedade e o fácil acesso aos alimentos — principalmente os industrializados, ricos em gordura e açúcar que promovem uma sensação de prazer imediato e alívio — podem agravar a situação e acabar desencadeando transtornos alimentares. E isso não apenas no confinamento de um reality show, mas também na vida cotidiana.

O Dr. Ervin Cotrik, médico psiquiatra, referência no tratamento dos transtornos mentais, fala um pouco sobre o comportamento alimentar de Arthur na casa mais vigiada do Brasil. “Durante um episódio de compulsão alimentar, a pessoa consome uma grande quantidade de alimento em um curto intervalo de tempo, seguido de sentimento de culpa e constrangimento. Porém diferente da bulimia, não apresenta mecanismos compensatórios, como vômito induzido, uso de laxantes ou diuréticos”, diz.

“O transtorno de compulsão alimentar pode ser desencadeado por diversos motivos, como o estresse importante e fatores genéticos, dentre outros. Para a confirmação do transtorno o indivíduo deve preencher critérios diagnósticos bem definidos”, completa.

Por fim, Dr. Ervin Cotrik diz que não dá pra afirmar que o comportamento de Arthur é uma compulsão alimentar, mas que serve de alerta para um possível distúrbio: “Não podemos afirmar, sem uma avaliação adequada, que o artista tenha algum transtorno alimentar, mas o tema serve de alerta para esses distúrbios”.