02/09/2022 - 9:03
Você já se sentiu melhor depois de uma longa caminhada, uma ida à academia ou simplesmente um passeio de bicicleta com os amigos? Certamente você conhece os impactos positivos que a atividade física possui sobre o seu organismo. Além de aliviar o estresse, ela impacta o sono e está diretamente relacionada ao emagrecimento.
O ser humano precisa se exercitar para garantir o perfeito funcionamento de todo o seu metabolismo. Desde o princípio, ele se movimentava para caçar, fugir de predadores e proteger sua família.
Já nos dias de hoje, com a diminuição do perigo e facilidades oferecidas pelo novo modelo de sociedade, o sedentarismo e obesidade vem aumentando e trazendo sérios problemas à saúde das pessoas, tendo como exemplo as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Para conter esse avanço de doenças e piora da qualidade de vida, foca-se na medicina preventiva, ou seja, promover uma mudança de pensamentos e de hábitos de vida, para que essas doenças sejam evitadas e aumente o bem estar e saúde, além de influenciar outras questões fisiológicas, como o sono.
Por isso, pensando nesse bordão de “o básico não se negocia”, há pilares fundamentais para uma melhor qualidade de vida e saúde: sono adequado, alimentação saudável, atividade física e gerenciamento do estresse. E é nessa temática que o Dr. Emerson Cruz atua. Médico, pós-graduado em Nutrologia ABRAN/SP, fellowship em Fisiologia e Metabolismo, o profissional traz algumas dicas importantes.
Confira:
– A higiene do sono já começa na manhã, então se expor a luz solar na parte da manhã alinhará o seu ciclo circadiano, proporcionando uma produção adequada do hormônio do sono;
– Evitar consumo de cafeína após as 15h da tarde, pois os efeitos podem tornar o sono menos reparador e sustentável;
– Tenha um horário fixo para acordar mesmos nos finais de semana, a final o corpo não sabe distinguir;
– Utilize ervas calmantes como melissa, erva cidreira e camomila. Use uma xícara 1x ao dia após as 16h da tarde;
– Jante cedo, finalize o seu jantar entre 19h e 20h;
– Evite eletrônicos no quarto. Se precisar do celular para despertar, procure deixar no modo avião;
– Elimine sentimento ruins. Tudo que você absorve no dia, irá influenciar na noite. Busque relaxar lendo um livro, ou uma meditação;