O deputado estadual Douglas Ruas (PL) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira, 26. O parlamentar foi o único a se candidatar ao cargo e, com a vitória, assumirá também o cargo de governador em exercício do Rio, que estava sob o comando de Ricardo Couto, presidente do TJRJ.
+ Com interino no comando, RJ fará eleição para mandato tampão; entenda
+ Inelegível até 2030: TSE condena ex-governador Cláudio Castro; RJ vive vácuo de poder
Ruas havia sido anunciado como pré-candidato ao governo do estado pelo PL em fevereiro deste ano, com endosso de Flávio Bolsonaro, que disputará a presidência.
A convocação da sessão foi anunciada no início da tarde desta quinta-feira pelo presidente interino Guilherme Delaroli (PL). A votação teve início por volta das 14h30, e todos os deputados presentes foram chamados um a um e votaram.
Com o total de 45 votos favoráveis ao candidato e nenhum contrário, o parlamentar aplaudido por aliados e chamado de golpista pela oposição. Ao agradecer pelos votos, Ruas declarou estar orgulhoso.
“Todos nós sabemos que o estado do Rio de Janeiro passa por um momento de excepcionalidade jamais visto antes. E é nesse momento que sabemos quem verdadeiramente tem compromisso com os mais de 16 milhões de cidadãos”, disse o parlamentar.
“Recebo, dos senhores parlamentares, a missão com muito orgulho e muita responsabilidade. Podem ter certeza de que, independentemente de ideologia partidária e posicionamento político, todos os parlamentares terão, desta presidência, o diálogo aberto, mas sempre respeitando o parlamento e a maioria, sabendo que o plenário é soberano”, completou.