As lentes de contato surgiram como uma solução que muitos descreveriam como “milagrosa” para quem sofre com problemas de visão como miopia e astigmatismo. No entanto, usufruir de seus benefícios também requer uma parcela de cuidados especiais.

+ 2 em cada 10 mulheres que usam maquiagem apresentam problemas oculares; saiba como prevenir

+ Uso prolongado de telas aumenta ocorrência de olho seco em crianças e jovens

Para manter os olhos saudáveis, ações como limpar os estojos de lentes regularmente, utilizar a solução salina correta e sempre lavar as mãos antes de tocar nos olhos são indispensáveis. Entre esses cuidados há, ainda, uma dúvida comum: posso dormir usando lentes de contato? Muitos esquecem de removê-las antes de dormir, sem saber que isso pode ser extremamente prejudicial. 

Com informações da “Allure”, confira informações de especialistas que podem te fazer repensar até mesmo aquele cochilo da tarde sem tirar as lentes de contato.

É seguro dormir usando lentes de contato?

Segundo a optometrista Jennifer Tsai, dormir usando lentes de contato pode ocasionar a proliferação de bactérias embaixo das lentes, aumentando o risco de infecção ocular

Apesar disso, existem alguns tipos de lentes de uso prolongado que permitem que o oxigênio passe pela córnea e podem ser utilizadas por até 30 dias, dependendo da recomendação de um especialista.

O que acontece se eu dormir usando lentes de contato?

Dormir usando lentes de contato prejudica a visão? Especialistas explicam
Pexels

Apesar de o uso de lentes de contato ser totalmente seguro quando feito corretamente, ele diminui a quantidade de oxigênio que a córnea normalmente recebe e precisa para sobreviver.

Durante a noite, quando você fecha os olhos por um longo período de tempo, seu suprimento de oxigênio na córnea é cortado em um terço. Consequentemente, olhos fechados e cobertos de lentes de contato são ainda menos capazes de respirar.

“Dormir com lentes de contato, na melhor das hipóteses, só causa secura nos olhos. Na pior das hipóteses, você pode desenvolver infecções graves na córnea que causam cicatrizes ou, em casos raros, perda de visão”, alerta Jennifer. E ela continua: “A lente de contato pode impedir que o oxigênio atinja a córnea. Isso pode causar hipóxia, ou privação de oxigênio, o que leva ao risco de olhos vermelhos irritados, ceratite ou infecções como úlceras.”

Além disso, usar lentes de contato com os olhos fechados pode impedir que eles se mantenham limpos e combatam uma variedade de bactérias. Isso porque esse órgão forma um filme lacrimal, que é a umidade que contém substâncias antimicrobianas para destruir as bactérias, e esse processo é dificultado pelas lentes. 

“A falta de oxigênio para os olhos, como resultado de dormir com lentes de contato, reduz a cicatrização e regeneração das células que compõem a parte mais externa da córnea”, acrescenta a optometrista Cristen Adams. “Essas células são uma parte importante da defesa dos olhos contra a infecção. Se essas células estiverem comprometidas, as bactérias podem penetrar e invadir as camadas mais profundas da córnea, causando infecção.”

Acidentalmente dormi usando lentes de contato. E agora?

Se isso ocorreu uma vez, não há motivo para pânico. Jennifer explica que seus olhos podem estar secos quando você acordar, e recomenda que eles sejam lubrificados antes da remoção das lentes. 

Cristen complementa, ainda, sugerindo que você dê algumas piscadas para estimular a produção de lágrimas ao remover as lentes, mas diz que a melhor solução é utilizar uma solução ocular. A mesma solução deve ser utilizada durante o dia, cerca de quatro a seis vezes, para manter a hidratação.

Você também pode preferir dar um dia de descanso aos seus olhos, optando pelos óculos nas 24 horas seguintes. Jennifer aconselha que se atente para potenciais sinais de infecção, como vermelhidão, vista borrada, lacrimação excessiva e sensibilidade à luz.

Como usar lentes de contato de forma segura?

A forma ideal de utilizar lentes de contato é de acordo com a prescrição de seu oftalmologista. Cristen recomenda que você sempre lave e seque bem as mãos antes de tocar os olhos, para evitar a introdução de partículas nocivas na região. Verifique sempre se está inserindo suas lentes da maneira correta e troque-as conforme as instruções. 

“As lentes de contato são incrivelmente seguras, desde que você mantenha a rotina correta”, garante Jennifer. E para dar um descanso aos olhos de vez em quando, ela também recomenda usar óculos. Além disso, evite lavar o rosto, tomar banho e nadar com elas.