Saúde da mulher

Dormir com o cabelo molhado pode trazer graves consequências à saúde

Crédito: Freepik

Com a correria do dia a dia, é comum lavar o cabelo antes de dormir, mas quando isso acontece, é muito importante que os fios estejam completamente secos para poder se deitar. A umidade capilar merece atenção especial para evitar consequências à saúde, de acordo com os especialistas.

+ Óleo de rícino realmente faz o cabelo crescer? Especialistas explicam

+ Estresse pode causar perda de 50% do cabelo; especialista dá dicas para tratar

Dormir de cabelo molhado é um ambiente propício para que fungos e bactérias se proliferam. Segundo o especialista em medicina familiar Matthew Goldman, em entrevista ao “Health Essentials”, os fios nesse estado podem entrar em contato com algum microrganismo e aumentar as chances de uma infecção no couro cabeludo.

“Se acontecer de você trazer fungos e/ou bactérias para sua casa e depositá-los em seus artigos de dormir, há chance de que eles sobrevivam e prosperem. O calor recorrente da cabeça no travesseiro ou do corpo no colchão e lençóis, especialmente se sua cabeça estiver molhada — seja por tomar banho antes de dormir ou por suar durante a noite — pode levar à proliferação desses microrganismos”, adverte Goldman.

De acordo com ele, a prática pode causar danos à saúde e as possíveis consequências são:

Aspergilose: causada por um mofo comumente encontrado em travesseiros, que pode se alastrar com a umidade do cabelo molhado. A maior via de infecção é através da inalação, por isso, se agrava em pessoas com problemas respiratórios ou sistema imunológico fraco, pois pode ficar alojado nos pulmões e se agravar para o cérebro, coração ou rins.

Foliculite por Malassezia: é uma condição semelhante à acne e com coceira, causada pela infecção de fungos no folículo piloso e agravada pelo suor. Normalmente, pode desencadear caspa ou dermatite no couro cabeludo.

Micose no couro cabeludo: infecção fúngica altamente contagiosa e que resulta em coceira, caspa e intensa queda de cabelo, formando erupção cutânea em formatos circulares.

Embora o cabelo não seja o principal “vilão”, pois é preciso ter sido exposta a um desses microrganismos, dormir com os fios molhados ajuda a criar um ambiente hospitaleiro, por isso, sempre priorize a secagem completa dos fios antes de se deitar.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio