Se seu(ua) filho(a) se recusa a desgrudar de seu cãozinho até mesmo na hora de dormir, é possível que ele(a) seja mais sábio(a) do que você pensa. De acordo com um novo estudo, dormir com uma companhia animal pode melhorar o sono de crianças e adolescentes.
+ Tutores de cachorros têm risco menor de deficiências na velhice, diz estudo
+ Recém-nascidos não devem compartilhar cama com os pais
As descobertas vêm na contramão de crenças populares, mas indicam que garantir um sono de qualidade aos pequenos pode ser ainda mais fácil.
Pesquisa: dormir com animais pode melhorar o sono de crianças e adolescentes
Conduzido pela Universidade Concórdia, no Canadá, o estudo contou com a participação de 188 crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos. Os pesquisadores acompanharam participantes que tinham o costume de dormir acompanhados de animais domésticos e observaram suas ondas cerebrais, níveis de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, respiração e movimentos das pernas e dos olhos.
Como resultados, os pesquisadores concluíram que os perfis de sono desses indivíduos eram semelhantes aos de crianças que não dormiam com animais de estimação. Isso significa que “compartilhar a cama com pets pode não afetar negativamente o sono de crianças e adolescentes”, como declararam os cientistas em comunicado.
Mais do que isso, entretanto, o sono com animais pode ser melhor para crianças que os veem como grandes amigos. Isso porque ter pets por perto pode garantir a sensação de proteção e aliviar medos noturnos. “É possível que a prática seja positiva ou negativa, dependendo da força do apego ao animal de estimação, presença de ansiedade ou problemas de sono, consistência da rotina de sono ou características do animal de estimação”, explica o estudo.
De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, até mesmo o sono de adultos pode ser beneficiado pela prática, que oferece redução do estresse e melhor funcionamento cardíaco.