Geral

Doria recua de corte de recursos para a Fapesp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou nesta quarta-feira, 25, que não haverá aplicação da Desvinculação da Receita Orçamentária de Estados e Municípios (DREM) nos repasses feitos pelo tesouro estadual à Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp). A previsão, que representaria uma perda de R$ 450 milhões para a instituição, constava no projeto do orçamento de 2021 enviado à Assembleia Legislativa pelo governo paulista.

Em vídeo divulgado pela Fapesp, o governador Doria, na companhia do presidente da fundação, Marco Antonio Zago, disse ter estabelecido uma soma de esforços para investimentos. “Não vamos aplicar a DREM que poderia gerar algum prejuízo à Fapesp. Ao contrário, estabelecemos ontem (terça-feira) no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo) uma produtiva reunião para somar forças em investimentos na pesquisa, na ciência e na tecnologia”, disse Doria.

Zago agradeceu a decisão. “É uma decisão sábia direcionar recursos para o desenvolvimento do Estado de São Paulo com base na ciência e na tecnologia. Agradeço enormemente a sua visão política e prática desta questão”, disse o presidente da Fapesp ao governador.

O projeto de lei orçamentário anual (PL 627/2020) já havia recebido emendas dos deputados para reverter eventual corte de recursos para a Fapesp. O texto agora tramita na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Casa e deverá ser submetido à votação dos parlamentares.

A decisão de Doria é a segunda em pouco meses a representar uma reavaliação de propostas que resultariam em cortes no orçamento da Fapesp. Em outubro, o governo recuou e retirou da proposta de ajuste fiscal encaminhada à Alesp a previsão de que a fundação e as universidades estaduais teriam de repassar seus superávits financeiros ao tesouro estadual. O projeto enfrentou forte oposição na Casa e também motivou críticas dos gestores das universidades e de acadêmicos.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Ticiane Pinheiro posa de maiô decotado e internautas suspeitam de gravidez
+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel