Em ano de eleição para presidente da República, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o aumento salarial para servidores do Estado a partir deste mês. A informação foi divulgada pelo próprio governador em suas redes sociais nesta terça-feira (1º).

O anúncio ocorre no limite do prazo da lei eleitoral, pois após abril os reajustes não podem ser concedidos, já que a legislação proíbe um período menor que seis meses da eleição.

Além do presidenciável, outros governadores já anunciaram reajustes a servidores. Para ter uma ideia, 14 dos 16 políticos que devem tentar a reeleição este ano planejam ou já concederam aumento salarial.

O governo federal também pretende reajustar os vencimentos de servidores, principalmente da segurança pública, considerada a base eleitoral do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Entretanto, o Planalto visa aumentar o salário de profissionais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, conforme anunciado anteriormente. A ação causou indignação nos demais agentes de segurança.