A dor de garganta é uma condição adversas de saúde que pode refletir no bem-estar e impactar até nas tarefas mais simples, como engolir a saliva, se alimentar e falar. Além disso, em casos mais graves não tratados, pode resultar em complicações como escarlatina e febre reumática.

+ É verdade que fazer gargarejo com água e sal cura dor de garganta?

+ 12 soluções aprovadas por especialista para acabar com a tosse

Não se automedicar e procurar ajuda médica são os principais passos. Contudo, algumas medidas extras na dieta podem ajudar a aliviar o sintoma. Com informações da “Women’s Health”, confira a seguir 10 alimentos para melhorar a dor de garganta.

Sopa

A sopa, popular indicação das avós, é realmente uma aliada. A médica Cynthia Li explica que dores de garganta são resultados de inflamação e desidratação. Por isso, fluidos como sopa, caldo e canja de galinha são boas opções. “Não apenas repõem a água perdida, mas o sal ajuda o corpo a reter o líquido dentro do tecido”, pontua.

Mel

Pexels

Outro ingrediente popular e eficaz é o mel. O alimento natural atua “contra uma variedade de infecções, tanto bacterianas quanto virais”, garante a médica. No entanto, a orientação é não exagerar. “Em doses maiores, seu teor de açúcar pode impedir que o sistema imunológico faça seu trabalho”, alerta Li.

Iogurte natural

De textura macia e fácil de engolir, o iogurte natural “é uma boa fonte de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, bem como bactérias probióticas — germes benéficos que suportam a função imunológica e impedem que germes nocivos se instalem em nossos corpos”, destaca a especialista.

Purê de batata

As batas são fontes de magnésio, vitamina C e antioxidantes, conjunto indispensável para o sistema imunológico. Por isso, o consumo é recomendado por médicos e, em forma de purê, se torna mais fácil para aqueles que estão com dor de garganta. Contudo, Nate Favini, diretor médico do Forward, nos Estados Unidos, orienta certifique-se de que a receita está em boa temperatura, para não irritar ainda a garganta.

Ovos

Ricos em minerais como zinco, ferro, selênio, vitamina D e B12, os ovos podem atuar no combate à infecção que está causando dor de garganta. Nesse caso, vale apostar na opção mexida, para facilitar a ingestão.

Gengibre

Pexels

Com base em estudos, Cynthia Li destaca que o gengibre possui propriedades analgésicas, além de ação antioxidante e anti-inflamatória.

Sorvete

Apesar de polêmico, o sorvete pode ajudar a aliviar a dor de garganta e até mesmo a amenizar a inflamação, garante Favini. No entanto, o médico orienta evitar opções ricas em açúcar, visto que a substância pode impedir o sistema imunológico de combater infecções ou reparar tecidos danificados.

Melão

A gastroenterologista Michelle Pearlman indica o consumo de melão. Composta por 90% água, essa fruta é rica em eletrólitos e, por isso, promove muita hidratação. Além disso, é uma opção com baixo teor de açúcar e rica em vitaminas C e A, que promovem o sistema imunológico e previnem doenças.

Maçã

Repleta de fibras, vitamina C e antioxidantes, a maçã é um alimento anti-inflamatório natural e, ainda, atua na melhoria do sistema imunológico, segundo Pearlman.

Aveia

Por fim, a médica Cynthia Li destaca a importância da farinha de aveia. Rico em magnésio, zinco e antioxidantes, o alimento atua nos processos de desintoxicação do corpo e, ainda, combate infecções.