Sentirei dor após fazer sexo pela primeira vez?

Freepik
Foto: Freepik

Quando o assunto é sexo, algumas circunstâncias podem tornar a penetração algo doloroso e temido. Esse pode ser o caso, por exemplo, ao perder a virgindade. E se você é virgem ou foi penetrada pela primeira vez recentemente, provavelmente já se perguntou se sentirá dor após fazer sexo.

+ 28 perguntas sobre a primeira vez no sexo

+ 6 razões de sangramento pós-sexo

À “Refinery29”, de onde são as informações, a ginecologista e obstetra Mary Jane Minkin esclarece que a noção de que o primeiro sexo penetrativo sempre será doloroso é um mito. Entenda a seguir.

Sentirei dor após fazer sexo pela primeira vez?

dor após fazer sexo
Pexels

“Embriologicamente, há uma ‘folha de tecido’ que cobre a abertura da vagina. O velho mito era que estava sempre lá até você fazer sexo pela primeira vez”, explica Mary Jane, referindo-se ao hímen. “Com as mulheres modernas sendo ativas correndo, andando de bicicleta e usando absorventes internos, há muito poucas mulheres que ainda têm o hímen intacto”.

No entanto, se ele ainda estiver intacto, a penetração pode ser desconfortável, especialmente para quem possui o hímen com maior espessura. A especialista garante, contudo, que a dor deve durar apenas cerca de uma hora após o sexo.

Mary Jane ressalta que a dor após fazer sexo pode ser causada, também, pelo método de penetração. Embora o sexo rápido e intenso seja prazeroso para alguns, ele pode não ser a melhor opção em sua primeira vez.

+ 4 razões comuns de inchaço pós-sexo

“Infelizmente, muitos jovens estão assistindo a essas coisas [filmes pornô] e pensam que sexo pornô é sexo normal, e que tem que ser violento para que seja sexo de verdade”, adverte. Ser penetrada com muita força, especialmente em sua primeira vez, provavelmente causará desconforto. 

O portal ainda ressalta que a pornografia não deve ser usada como um guia, já que raramente mostra as preliminares. “Não é assim que o sexo deve ser. O equivalente a uma ereção para uma pessoa com vagina é basicamente a lubrificação”, explica Mary Jane.

E ela finaliza: “Se ela [a pessoa com vagina] não estiver excitada e não estiver lubrificada porque não houve preliminares, provavelmente será desconfortável para ela.” Por isso, invista em brincadeiras sensuais e certifique-se de estar sempre confortável com a situação. Dessa forma, você minimizará os riscos de desconfortos e tornará a penetração uma experiência prazerosa, não traumática.