MILÃO, 03 DEZ (ANSA) – A holding Exor, dona da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), da Ferrari e da Juventus, fechou nesta segunda-feira (2) um acordo para comprar 43,78% das ações do grupo editorial Gedi por 102,4 milhões de euros.   

A empresa edita dois dos principais jornais do país, La Repubblica, de Roma, e La Stampa, de Turim, além de inúmeras revistas, incluindo a influente semanal L’Espresso. Sua atual proprietária é a holding CIR, controlada pela família De Benedetti.   

“Estamos convencidos de que o jornalismo de qualidade tem um grande futuro se souber unir credibilidade, profissionalismo e independência com as exigências dos leitores de hoje e de amanhã”, disse John Elkann, presidente da Exor, holding da poderosa família Agnelli e maior companhia italiana em termos de faturamento.   

O jornais La Stampa e Il Secolo XIX pertenceram aos Agnelli até 2016, quando se juntaram ao Gruppo Editoriale L’Espresso, rebatizado como Gedi, dando origem à maior empresa de mídia impressa da Itália.   

A Exor manteve uma participação minoritária na Gedi, mas agora comprou os 43,78% pertencentes à CIR, recuperando seu histórico jornal e tirando o diário La Repubblica da família De Benedetti após 40 anos.   

A expectativa é que a operação seja concluída nos primeiros quatro meses de 2020. (ANSA)