13/11/2024 - 23:04
O dono do carro que explodiu no estacionamento anexo à Câmara dos Deputados, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, dia 13, é de Francisco Wanderley Luiz. Ele foi candidato a vereador pelo PL em 2020 em Rio do Sul, mas não se elegeu. O carro é de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. No porta-malas do veículo, foram encontrados fogos de artifício e tijolos.
Aconteceram duas explosões, em um intervalo de 20 segundos e um homem morreu. No momento em que as explosões aconteceram estavam ocorrendo sessões de plenário na Câmara, que foi suspensa após a confirmação da morte, e no Senado, que foi mantida até as 21h.
Uma hora antes da explosão, Francisco Wanderley Luiz fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional. Em seu perfil no Facebook, Luiz reproduzia teorias conspiratórias anticomunistas como o QAnon, populares na extrema direita americana.