Nesta quinta-feira, 17, a Nintendo lançou globalmente (inclusive no Brasil) o jogo Donkey Kong Bananza para o seu novo console híbrido Switch 2. A convite da companhia, a ISTOÉ foi ao evento de estreia do game em São Paulo.
Bananza vem com pompa, circunstância e chega a ter “ares de Mario” de começo de geração. Ele vai brigar para ser o jogo do ano “dentro de casa” com Metroid Prime 4 Beyond, previsto para estrear ainda em 2025, e fora dela também, com títulos lançados para outros videogames, como Death Stranding 2: On the Beach e Clair Obscur: Expedition 33, para citar.

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2
+ Nintendo anuncia recorde de vendas do Switch 2, com 3,5 milhões de unidades em quatro dias
+ Nintendo Switch 2 chega ao Brasil mais caro que PS5; vale a pena?
Franquia DK
De cara, é possível notar que Bananza revolucionou a franquia Donkey Kong. Os dois últimos títulos do gorilão, Donkey Kong Country Returns (2010) e Donkey Kong Country: Tropical Freeze (2014) foram em 2D e, apesar de apresentar algumas mudanças na jogabilidade, era mais da mesma receita da qual a consagrou nos três primeiros títulos “Country” do Super Nintendo.

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2
Por que é o jogo do ano até aqui?
Ele é o jogo do ano da Nintendo até aqui porque claramente tem a fórmula clássica da companhia e que consagrou títulos como o Mario e Kirby: um bom plataforma, com carisma e ótimas mecânicas. Além disso, ele conseguiu transformar um jogo que estava “viciado” em ser 2D para um novo universo em 3D, com diferentes tipos de jogabilidade – algo inédito desde Donkey Kong 64.

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2
Carisma
Para quem não percebeu, a Nintendo mudou a cara, literalmente, do Donkey Kong. Ele ficou mais “cartunesco”. Outro fator “carisma” é o resgate da personagem Pauline, aliada do gorilão durante a aventura.

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2
Jogabilidade
Agora com um console mais poderoso, os desenvolvedores conseguiram criar um game com uma exploração absurda. É possível derrubar paredes, escavar o chão, arrancar pedaços do terreno para arremessar. Basicamente, o jogador pode destruir tudo que vê pela frente – e isso é sensacional.
Mecânica
Outro destaque são as mecânicas das quais o DK vira outro animal e ganha novos poderes. O canto de Pauline pode ampliar as forças do gorilão com diferentes transformações, cada uma com seu próprio poder especial: força, velocidade, voo…

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2
Veredicto
Bananza é um título incrível e vai agradar jogadores mais novos ou mais experientes, sem contar na excelente direção de arte e jogabilidade. Ele está traduzido em português e também dublado. É possível jogar com dois jogadores em um único console. A parte ruim nisso tudo é o preço salgado para o Brasil (R$ 439,90).

Jogo Donkey Kong Bananza para Nintendo Switch 2