Donald Trump afirma que ‘Putin quer ir até o fim’ com guerra

AFP/Arquivos
Presidente americano, Donald Trump (à esquerda) e o líder russo, Vladimir Putin (à direita) Foto: AFP/Arquivos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu homólogo russo, Vladimir Putin, deseja “ir até o fim” com a guerra na Ucrânia. O republicano avaliou que a situação em relação ao conflito no leste europeu é “muito difícil”, além de ter insinuado que poderá endurecer as sanções contra Moscou.

“Eu disse que estava muito descontente em meu telefonema com o presidente Putin. Ele quer ir até o fim, continuar matando, isso não está certo. Falamos muito sobre sanções e ele entende que elas poderão chegar”, disse o americano.

Paralelamente, as unidades das forças de operações especiais ucranianas atacaram o aeroporto de Borisoglebsk, na região russa de Voronezh, lar dos caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM.

De acordo com o exército de Kiev, um depósito de bombas guiadas, uma aeronave de treinamento de combate e possivelmente outros aviões foram atingidos.

Os russos, por sua vez, lançaram mais de 320 drones contra o território da Ucrânia, mas 292 foram neutralizados, segundo a Força Aérea Ucraniana. Os principais alvos foram a região de Khmelnytskyi e a cidade de Starokostyantyniv.

De acordo com a imprensa local, um italiano chamado Thomas D’Alva faleceu no mês passado durante um combate contra forças russas na Ucrânia. Ele estava lutando pelos ucranianos há cerca de dois anos.