‘Dona Florinda’ critica série sobre Chaves após suposta traição

CIDADE DO MÉXICO, 22 JUL (ANSA) – A série biográfica “Chespirito: Sem Querer Querendo”, baseada na vida de Roberto Bolaños, criador da obra icônica da TV, gerou grande polêmica no México ao considerar a viúva Florinda Meza, que interpretou a personagem “Dona Florinda” em “Chaves”, como a vilã da história.   

Ao longo de oito episódios disponíveis na plataforma de streaming HBO Max, a produção traz à tona que o casamento de Meza com o humorista começou por meio de uma infidelidade no casamento anterior do artista.   

Em publicação nas redes sociais, a artista criticou os produtores da obra e disse que a produção de “Chespirito” está tirando do contexto “entrevistas do passado” para serem usadas de forma indevida.   

“Vocês escrevem histórias pensando em como acha que elas deveriam ser. Vocês nem sequer respeitaram meu direito de permanecer em silêncio sobre essas questões. Para o resultado desta série, vocês vasculharam os arquivos e desenterraram entrevistas do passado, que estão em um contexto diferente, e as usaram contra mim. Na vida real, com seres humanos, não com personagens de novela, há muitas coisas a considerar”, pontuou a atriz.   

Com 76 anos, a artista disse que se sentiu “ofendida” pela forma como foi retratada, embora não seja chamada diretamente pelo seu nome verdadeiro, mas sim como “Margarita”.   

Em tom raivoso, Meza acusou a série de ser “cheia de mentiras” e negou ter “destruído” o primeiro casamento de Bolaños com Graciela Fernández, mãe de seus seis filhos, sendo que dois deles, Paulina e Roberto, fazem parte da equipe por trás da produção.   

“Dona Florinda”, que também interpreta Chimoltrúfia em Chapolin Colorado, outro programa de grande sucesso no México e na América Latina, não parou de questionar a série desde que ela estreou.   

A produção mostra como Bolaños transformou seu interesse pelo humor em uma carreira que atravessou gerações e fronteiras e ainda aborda fragilidades e dramas profissionais, além de familiares.   

“Meu nome, minha imagem e minha vida são meus. Quando eu tiver algo a relatar, todos saberão por mim”, finalizou ela.   

Segundo revistas de fofoca, antes de seu caso com Bolaños, Florinda teve um relacionamento com Carlos Villagrán, que interpretou “Kiko” em “Chaves”, e com o produtor Enrique Segoviano, de quem chegou a ficar noiva.   

Desde que a série foi ao ar, as redes sociais foram abaladas por uma onda de ataques e insultos contra Meza, e houve até propostas para remover uma estátua dedicada a ela em Zacatecas, sua cidade natal e capital do estado de mesmo nome no centro do país.   

Apesar das críticas, “Dona Florinda” negou os relatos de que esteja considerando, pelo menos por enquanto, processá-los pela forma como foi retratada na obra. (ANSA).