MADRID (Reuters) – A empresa proprietária da marca Zara, Inditex, disse nesta quarta-feira que planeja aumentar os preços novamente no outono do Hemisfério Norte, à medida que um dos maiores varejistas de roupas do mundo tenta compensar os custos crescentes.

Após os aumentos de preços na primavera e no verão, a Inditex elevará os preços novamente no segundo semestre do ano, disse o diretor financeiro da empresa, Ignacio Fernández.

A companhia registrou um salto de 41% no lucro líquido nos seis meses até o final de julho ante um ano antes, enquanto as vendas líquidas cresceram em cerca de um quarto.

“O nível de novidade, qualidade e design de nossas coleções está impulsionando nossas vendas, mas obviamente estamos sempre pensando em uma política de preços estável”, disse Fernández, apontando para um aumento no preço médio de um dígito.

O presidente-executivo da companhia, Óscar García Maceiras, disse que as vendas aumentaram nas últimas semanas e que tem forte confiança no potencial de crescimento da empresa no longo prazo, apesar das preocupações dos investidores sobre a diminuição da demanda por moda em meio ao aumento do custo de vida.

Os resultados foram superiores às projeções dos analistas e, por volta de 11h (horário de Brasília), as ações da Inditex subiam 3,5%.

A Inditex disse que sua margem bruta atingiu 57,9% durante o semestre até julho, a maior em sete anos.

A empresa elevou temporariamente seu estoque para evitar problemas na cadeia de suprimentos e as vendas estão crescendo mais rapidamente nas Américas, onde os Estados Unidos se tornaram o maior mercado da empresa depois da Espanha.

(Por Corina Pons e Tomas Cobos)

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