O mapa da Enel mostra que são quase 138 mil imóveis sem luz somente na capital paulista, totalizando quase 182 mil imóveis sem luz na área de concessão da companhia no estado de São Paulo – contemplando, além da capital, os municípios do ABC Paulista, Itapevi, Barueri, Osasco e outros.
O fenômeno que desencadeou a falta de luz foi uma ventania fora do comum nos últimos dias, associada a um ciclone extratropical e a uma frente fria que avançou pelo Sudeste.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que rajadas chegaram perto dos 100 km/h e se mantiveram por mais de 12 horas, um evento que especialistas e moradores descrevem como excepcional pela duração e intensidade dos ventos.
A força dos ventos provocou queda de árvores, danos à rede elétrica, além do lançamento de galhos e detritos sobre fios e equipamentos. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 1,3 mil ocorrências relacionadas a quedas de árvores.
+Justiça ordena que Enel reestabeleça energia elétrica; multa é de R$ 200 mil por hora
Justiça mandar Enel religar energia sob pena de multa
A Justiça acatou pedido do Ministério Público e determinou, na noite de sexta-feira, 12, que a Enel restabeleça imediatamente a energia elétrica em São Paulo.
Conforme a decisão judicial, a eletricidade deve retornar em até quatro horas para estabelecimentos prioritários e 12 horas para demais consumidores, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento.
Após a decisão judicial, a Enel informou que está trabalhando para restabelecer o serviço e normalizar o fornecimento aos consumidores atingidos até o fim do dia de hoje, 14.
Em nota, a empresa disse que o vendaval que atingiu a área de concessão da companhia foi o mais prolongado já registrado na região. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas atingiram um pico de 82,8 km/h e, desde o início das medições em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica Mirante de Santana registra uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h na cidade de São Paulo.
“As condições meteorológicas adversas impactaram significativamente as operações de restabelecimento, pois as rajadas contínuas causaram novas interrupções enquanto as equipes trabalhavam para religar os clientes”, diz a nota.