Dólar se fortalece à espera de simpósio do Fed em Jackson Hole

O dólar se fortaleceu nesta terça-feira, 22, em meio à espera dos investidores por comentários de autoridades monetárias no fim da semana, quando acontece o simpósio de Jackson Hole, no Wyoming, EUA.

Perto do horário de fechamento das bolsas de Wall Street, a moeda americana subia para 109,55 ienes, de 108,90 ienes na tarde anterior, enquanto o euro caía para US$ 1,1756, de US$ 1,1811.

Alguns investidores acreditam que a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, defenda em seu discurso mais um aumento dos juros neste ano, segundo informou o estrategista da Western Union Joe Manimbo.

A expectativa por taxas mais altas costuma beneficiar o dólar, pois um aumento torna a moeda mais atrativa para os investidores que procuram lucrar com juros.

Com o dólar acumulando queda de mais de 7% neste ano, haveria muito espaço para subir com comentários hawkish (a favor de aumento dos juros) do Fed, disse Manimbo.

Ao mesmo tempo, alguns investidores acreditam que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, que também fala em Jackson Hole, pode usar uma retórica dovish para conter a força do euro. A alta da moeda europeia pode tornar mais difícil para o BCE estimular a inflação e também torna as exportações do bloco menos competitivas no exterior.