O dólar recuou em relação aos seus principais rivais nesta segunda-feira, 21, em que os mercados financeiros ficaram fechados nos Estados Unidos devido ao feriado pelo Dia de Martin Luther King, que teve pronunciamento sem novidades da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, sobre o seu plano B para o acordo do Brexit e projeções pessimistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía para 109,66 ienes, enquanto o euro subia a US$ 1,1371 e a libra avançava a US$ 1,2894.

Mais cedo, Theresa May não trouxe nenhum fato novo ao apresentar o que deveria ser o plano B do seu governo para o acordo do Brexit, cuja versão inicial foi derrotada no Parlamento britânico por uma margem de 230 votos na semana passada.

No entanto, ela reforçou ser contra as possibilidades de realizar uma nova consulta popular sobre a separação da União Europeia e, também, contra adiar ou até cancelar o processo.

Já o FMI revisou para baixo sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial este ano, de crescimento de 3,7% em outubro para expansão de 3,5% agora. Para o organismo, além disso, a expansão na zona do euro deve desacelerar de 1,8% no ano passado para 1,6% em 2019 devido à perda de ímpeto de algumas economias centrais da região, como a alemã, a italiana e a francesa.