O dólar enfraqueceu tanto diante de várias moedas fortes quanto de divisas de países emergentes e commodities nesta terça-feira,12, em um quadro nos mercados internacionais de maior apetite por risco. O otimismo cauteloso sobre o diálogo comercial entre Estados Unidos e China apoiou o movimento, impulsionado também por avanços para evitar a paralisação parcial do governo americano. Em relação ao iene, o dólar subiu, com a menor busca por segurança.

No fim da tarde em Nova York, o dólar avançava a 110,48 ienes, o euro subia a US$ 1,1333 e a libra tinha alta para US$ 1,2898.

Na noite da segunda-feira, congressistas do Partido Republicano e do Democrata afirmaram que estavam perto de um acordo para financiar o governo, evitando uma paralisação do governo do presidente Donald Trump. O próprio Trump disse hoje não estar especialmente feliz com o acordo, mas também apontou que não deseja provocar nova paralisação.

Na frente comercial, autoridades dos EUA negociam nesta semana em Pequim com os chineses. Investidores mostram-se um pouco mais otimistas sobre a chance de sucesso no diálogo, embora saibam que ainda há uma distância entre as partes.

O dólar mais fraco representa “uma melhora marginal no sentimento de esperar para ver”, segundo Greg Anderson, estrategista de câmbio do BMO Capital Markets. (Com informações da Dow Jones Newswires)