O dólar recuou ante o euro na sessão desta segunda-feira, 6, após a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, mudar o tom a respeito da próxima elevação dos juros básicos da economia norte-americana. Há pouco mais de uma semana, Yellen dizia que a alta aconteceria “nos próximos meses”, mas hoje ela preferiu se abster de qualquer previsão.

A moeda já havia observado forte desvalorização após dados decepcionantes do mercado de emprego nos EUA, divulgados na última sexta-feira. Ante o iene, por outro lado, houve uma recuperação em relação às mínimas do dia, influenciada por investidores se aproveitando da forte queda da divisa japonesa.

Para o estrategista de câmbio da RBS Securities, Brian Daingerfield, Yellen reforçou a posição cautelosa do Fed em relação aos juros, mas não desconsiderou a possibilidade de uma elevação em julho. “Não acho que o discurso de Yellen de hoje realmente muda a interpretação do mercado a respeito do caminho provável das elevações do Fed”, disse.

No fim desta tarde, o dólar subia a 107,57 ienes, de 106,64 ienes na sexta-feira. Já o euro avançava a US$ 1,1364, de US$ 1,1352.