Dólar recobra forças com exterior mais arisco

Notas de dólar
SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tomou fôlego e subia nesta quarta-feira, após operar entre altas e quedas, mas por ora mantinha-se abaixo de 5 reais um dia depois de registrar o maior declínio em quase nove meses.
Investidores monitoravam o dia menos favorável a risco nas praças financeiras internacionais, na sequência de um rali nas bolsas de valores e outros mercados que ajudou a melhorar o sentimento e derrubou o dólar em todo o mundo.
A recuperação do dólar por aqui nesta manhã acompanhou algum fortalecimento da divisa frente a pares do real como peso mexicano e rand sul-africano, contra os quais chegou a cair mais cedo. O índice do dólar ante uma cesta de divisas de países ricos acelerava os ganhos para 0,3%, a caminho de quebrar uma série de três dias de perdas.
O mercado ainda operava sob a batuta de declarações feitas na véspera pelo chefe do banco central norte-americano, Jerome Powell. Apesar de ter endossado que o Fed subirá os juros para onde for necessário para combater a inflação, Powell evitou sinalizar movimentos mais acentuados.
“Por mais uma vez, Powell tenta corrigir o que foi considerado o ‘desastre’ do discurso pós-reunião do Fomc e busca demonstrar um movimento supostamente coordenado de todos os membros, em torno de uma elevação de 50 pontos-base nas próximas reuniões de política monetária”, disse Jason Vieira, economista-chefe e sócio da Infinity Asset, avaliando que o ritmo de 50 pontos-base é “relativamente lento”, considerando quão “atrás da curva” o Fed está.
Às 11:32 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,49%, a 4,9669 reais na venda, após variar de 4,9715 reais (+0,58%) a 4,9204 reais (-0,45%) –menor patamar intradiário desde 4 de maio.
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,47%, a 4,9830 reais.
Da agenda doméstica, destaque para eventos com participação do presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Monetária, Bruno Serra.
Serra disse nesta manhã que o Banco Central tem “instrumento para combater uma volatilidade adicional do câmbio” decorrente das expectativas de aperto monetário nas principais economias do mundo. Ele ressaltou que a taxa de câmbio é um canal importante de transmissão da política monetária e voltou a chamar atenção para a performance do real nesta ano, que se valoriza 12,3% ante o dólar (em termos nominais).
Na segunda-feira, Serra disse que a depreciação do real desde as máximas em torno de 4,60 reais vistas em abril refletiu impacto da desaceleração chinesa e do aperto monetário implementado nos Estados Unidos –com efeito maior da China–, ponderando haver incertezas no médio prazo.
O dólar spot encerrou a terça-feira em forte baixa de 2,14%, a 4,9428 reais na venda –maior queda desde 24 de agosto de 2021 (-2,25%). O patamar de encerramento foi o menor desde o último dia 4 (4,9020 reais).
(Por José de Castro)
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
Updated