O dólar se fortaleceu sobre o iene e o euro, com a informação nesta terça-feira, 15, de que a economia da Alemanha desacelerou acentuadamente em 2018, mas recuou contra a libra diante de novos desdobramentos do Brexit.

No fim da tarde em Nova York, a moeda americana subia a 108,64 ienes, enquanto o euro operava em baixa, a US$ 1,1416, e a libra avançava a US$ 1,2883. O índice DXY, que mede a divisa americana contra uma cesta de outras seis fortes, ganhou 0,45%, aos 96,039 pontos.

Esse composto cambial foi impulsionado ainda de manhã quando a agência de estatísticas alemã, a Destatis, anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,5% em 2018 em relação ao ano anterior, de acordo com a sua primeira estimativa. Trata-se de uma desaceleração da expansão de 2,2% verificada em 2017 e a taxa anual de crescimento mais baixa da Alemanha desde 2013.

Sinais de uma economia da zona do euro em desaquecimento vêm levando investidores a jogar para depois o momento em que eles esperam que o Banco Central Europeu (BCE) comece a elevar as taxas de juros – um peso sobre o euro porque taxas de juros mais baixas tornam a moeda menos atraente para investidores que buscam rendimentos.

A libra, por sua vez, passou por mais uma sessão volátil e chegou e cair mais de 1% em relação ao dólar. Hoje, o Parlamento do Reino Unido rejeitou o acordo do Brexit da primeira-ministra Theresa May por 432 votos a 202.

“Esperanças de que esse resultado signifique um desfecho de ‘nenhum Brexit’ provavelmente serão esmagadas, mas uma guinada rumo a um Brexit mais suave” ajudaria a libra se puder ser executado, escreveram os analistas da TD Securities. Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias