O dólar corrigiu a tendência observada na sessão de segunda-feira, 20, nos mercados internacionais e caiu de forma generalizada nesta terça-feira, 21, acompanhando a baixa da curva dos juros dos títulos de longo prazo dos Estados Unidos.

O dólar chegou ao final da tarde em queda a 112,49 ienes, o euro subia levemente para US$ 1,1737 e o índice DXY, que mede a moeda americana contra outras seis divisas, cedia para 93,97.

Com poucas notícias no campo político e econômico nos Estados Unidos, causado em parte por causa do feriado do Dia de Ação de Graças na quinta-feira, a sessão foi de liquidez limitada.

Neste contexto, a moeda americana acompanhou o movimento dos Treasuries, mercado no qual os títulos de prazo mais longo tiveram baixa de juros.

“O dólar mostrou uma sensibilidade aumentada nesta sessão aos rendimentos de prazo mais longo”, disse Erik Nelson, estrategista de moeda da Wells Fargo Securities.

Uma das únicas exceções nesta terça-feira foi ao movimento ante o dólar foi a da lira turca, que chegou a cair ao menor nível da história. Pela manhã, o banco central da Turquia anunciou a substituição da linha de crédito do mercado monetário interbancário para operações de um dia por uma taxa overnight de liquidez tardia. A decisão elevou o custo médio de financiamento em 0,25 ponto porcentual, a 12,25%, e tinha como objetivo conter a depreciação da moeda. No final da tarde em Nova York, a divisa americana subia 0,99%, para 3,9632 liras turcas.