O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, voltou a ser internado para se submeter a uma embolização devido a um atraso em sua recuperação após o transplante de rim, que ocorreu no dia 26 de fevereiro. O novo órgão ainda não apresentou funcionamento. O procedimento cirúrgico consiste em interromper o fornecimento de sangue a uma determinada região do corpo.

+Ana Hickmann grávida de Edu Guedes? Apresentadora sonha com mais um filho

+Com salário alto na Band, Edu Guedes é empresário e faz sucesso há anos na TV

Segundo boletim médico enviado nesta quinta-feira, 14, pela assessoria do veterano, a realização do procedimento foi bem sucedida e ocorreu “para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação”.

“O apresentador Fausto Silva segue internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Durante essa semana, passou pelo processo de embolização para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação. O implante renal foi bem sucedido, mas o paciente ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão. Ainda não há previsão de alta”, diz o comunicado.

Dois transplantes, nova internação, embolização, manifestação da família e mais. A IstoÉ Gente faz um resumo sobre o estado de saúde de Faustão. Confira!

Médico explica embolização

À IstoÉ Gente, o médico nefrologista Henrique Carrascossi, da Santa Casa de Araraquara, explicou o atual quadro clínico de Faustão.

“O apresentador transplantou há mais de 15 dias e o rim transplantado ainda não voltou a funcionar. Ao passar do tempo, quando o corpo não tem uma resposta satisfatória do transplante, a equipe medica procura algum problema que possa estar contribuindo para isso. A embolização seria um procedimento endovascular que “obstruí” um vaso sanguíneo que possa estar sangrando ou em algum local não desejado”, diz o profissional.

“Já a biópsia renal também é um exame feito para detectar se há rejeição. A embolização pode ser feita em vários locais do corpo e não é comum isso ser necessário em transplantados renais”, completa.

‘Ele está bem clinicamente’

O apresentador João Guilherme Silva, 20, filho de Faustão, falou sobre o pai estar novamente hospitalizado.

“Ele está bem clinicamente, no quarto ainda no hospital, mas está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta pro rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Acaba que tem que ter paciência”, explicou ele, em conversa para o site da revista Quem.

Transplante de rim

No final de fevereiro, Faustão passou mal e precisou ser internado às pressas, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O comunicador foi submetido a um novo transplante, desta vez, para receber um rim.

Desde setembro, o veterano vem se submetendo a sessões de hemodiálise, cerca de três vezes por semana, para retirar líquido do organismo. Porém, o órgão deu sinais de piora devido aos problemas de insuficiência cardíaca.

Transplante de coração

Antes de receber um novo rim, no final de agosto de 2023, Fausto Silva recebeu um novo coração após permanecer por mais de vinte dias internado para tratar uma insuficiência cardíaca.

Nos meses que se sucederam ao transplante, Fausão fez várias análises clínicas para avaliar a adaptação do novo órgão pelo organismo e verificar possibilidade de rejeição, que devem ser constantemente monitorados.

SUS

Com o quadro de saúde bastante prejudicado já naquele momento, Fausto Silva teve prioridade na fila de transplante do Sistema Único de Saúde (SUS) e logo recebeu um novo coração.

Prioridade de Faustão na fila de transplante

A família de Faustão explicou o motivo para ele ter prioridade na fila para receber um órgão, após o apresentador passar por um transplante de coração no dia 27 de agosto de 2023 e recebeu um novo rim seis meses depois, no dia 26 de fevereiro deste ano .

Em publicação na página do Instagram “Faustão do Meu Coração”, criada para compartilhamento de histórias sobre doação de órgãos, os familiares do famoso citaram uma portaria do Governo de São Paulo.

“No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido”.

Apresentador entrou na fila para transplante de rim no dia 6 de fevereiro e era o 13º da lista. Os critérios de priorização foram cumpridos, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

De acordo com a Resolução Estadual SS 06 de 2019, são critérios de priorização: impossibilidade total de acesso para diálise; pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal.