Rio – O Hospital Badim informou nesta quarta-feira que foram registradas mais três altas hospitalares: as de dois pacientes e de um colaborador. Em nota divulgada à imprensa, a unidade de saúde agradece à Arquidiocese do Rio. O arcebispo Dom Orani Tempesta realizará nesta quarta-feira, às 18h, na Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, uma missa de 7º dia pelas vítimas do incêndio. Até agora foram 14 mortes confirmadas, após a tragédia da última quinta-feira.
Segue o balanço divulgado às 12h30 desta quarta:

Dos 103 pacientes internados durante o incêndio:

41 permanecem internados
33 receberam alta
14 óbitos
15 pacientes foram liberados no dia do incêndio

Dos 21 funcionários e acompanhantes internados:

8 permanecem internados
13 receberam alta

A unidade de saúde ressalta que a equipe médica segue acompanhando diariamente a evolução do quadro clínico dos pacientes, colaboradores e familiares que deram entrada nas unidades que os acolheram. Além disso, foi montado um Grupo de Apoio Multiprofissional que segue oferecendo atendimento aos familiares dos pacientes.
Peça do gerador levada por peritos pode apontar causa do incêndio
Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli voltaram, nesta terça-feia, ao Hospital Badim e levaram uma peça do gerador, que seria importante para a conclusão do laudo que apontará as causas do incêndio. O equipamento está instalado no subsolo do hospital, local onde teria iniciado o incêndio e onde estão instalados também quatro tanques com capacidade para armazenar 250 litros de óleo diesel cada um. O hospital não informou se os quatro depósitos estavam com a capacidade máxima de óleo.

A Polícia Civil sabe que o hospital usava o gerador, mesmo sem falta de energia na região do Maracanã, como uma forma de economizar na conta de luz, porque o uso do gerador movido a óleo diesel é bem mais econômico. Os peritos vão analisar se o uso do equipamento com maior frequência pode ter determinado o curto-circuito que gerou o incêndio no prédio, com o desprendimento de rolos de fumaça tóxica, que se espalharam por todos os andares do prédio e atingiram rapidamente o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde estavam os pacientes mais idosos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias