Dois milhões de russos se banham na água gelada pela Epifania ortodoxa

Dois milhões de russos se banham na água gelada pela Epifania ortodoxa

Quase dois milhões de russos se banharam na madrugada desta quinta-feira em rios e tanques gelados, esperando ser purificados por suas águas, por ocasião da Epifania ortodoxa.

Apesar das temperaturas glaciais, de até -16 ºC em Ekaterinburgo, 1,8 milhão de pessoas entraram nas águas geladas, segundo o ministério das Situações de Emergência citado pelas agências russas.

“Faço isso todos os anos, faço desde a era soviética”, explicou à AFP o cineasta Alexei Winns, sorridente. “Para mim é uma velha tradição”.

Segundo a religião ortodoxa, é preciso mergulhar três vezes na água, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, em memória do batismo de Jesus no rio Jordão.

“Se tem a moral baixa ou está doente, pode simplesmente lavar o rosto com esta água ou bebê-la, e repentinamente se sente melhor”, afirma Irina.

Em Moscou eram esperadas mais de 140.000 pessoas nos locais especialmente previstos para este ritual, realizado todos os anos no dia 19 de janeiro, a partir da meia-noite e durante todo o dia, informou a prefeitura da capital em um comunicado.

“Vejam se a escada é estável, não se joguem de cabeça”, recomendava. “Não permaneçam mais de um minuto na água para evitar o risco de hipotermia”, acrescentava, ao mesmo tempo em que proibia o acesso das pessoas em estado de embriaguez aos pontos de banho.