Dois dias após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, o técnico Mano Menezes também se despediu de um clube chinês. O ex-treinador da seleção brasileira deixou o comando do Shandong Luneng depois de reunião com a diretoria do time, nesta terça-feira.

Mano chegou ao clube chinês em dezembro do ano passado, deixando o Cruzeiro para substituir Cuca no time asiático. Ele assinara contrato de dois anos. No entanto, a sequência de resultados ruins nas últimas semanas fez a diretoria do Shandong decidir pela abreviação do vínculo.

A equipe chinesa vinha de uma série negativa, com apenas uma vitória nos últimos dez jogos. Com este retrospecto recente, o time ocupa somente o 14º lugar do Campeonato Chinês. Por outro lado, Mano levou o Shandong às quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia.

“Depois de seis meses de trabalho, o que marca é a inédita classificação do clube entre os 8 melhores da Champions Asiática 2016, que terá suas quartas de final disputadas no segundo semestre”, destacou o treinador, em comunicado.

Em sua despedida, Mano agradeceu ao clube e aos fãs chineses. “Agradecemos aos jogadores, ao clube pela oportunidade, à torcida pelo apoio e à imprensa pela cobertura correta e equilibrada da nossa passagem pelo futebol chinês. Sobretudo, desejamos sucesso ao Shandong Luneng na sequência do trabalho!”, declarou.

Foi a segunda demissão de um técnico brasileiro em apenas dois dias. No domingo, Vanderlei Luxemburgo deixou o comando do Tianjin Quanjian, que disputa a segunda divisão no futebol chinês. O treinador vinha sendo questionado pelo fraco desempenho do clube na competição (está em oitavo lugar) e caiu dois dias após a derrota para o Dalian Yifang, por 2 a 1.