Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, ambas nos Estados Unidos, realizaram um estudo no qual foi concluído que dois ácidos encontrados no cânhamo (planta da espécie Cannabis sativa, a mesma da maconha) podem ajudar a prevenir a Covid-19. As informações são do O Globo.

De acordo com os pesquisadores, o ácido canabigerólio (CBGA) e o ácido canabidiólico (CBDA) conseguem se ligar à proteína Spike do coronavírus, que é usada pelo Sars-CoV-2 para entrar nas células humanas.

“Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, esses canabinoides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por SARS-CoV-2”, disse um dos pesquisadores.

Os autores do estudo também destacam que os ácidos podem bloquear as ações das variantes Alfa (B.1.1.7) e a Beta (B.1.351).

No entanto, a pesquisa ainda precisa ser avaliada por outros cientistas. Porém os pesquisadores acreditam que os ácidos podem ser utilizados em medicamentos para a prevenção ou tratamento de Covid-19.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias