Geral

Documentos apreendidos pela PF indicam que compra da vacina Covaxin não tinha garantia

Crédito: Divulgação

Documentos que foram apreendidos pela Polícia Federal na sede da Precisa Medicamentos mostram que o Ministério da Saúde fechou contrato para comprar a vacina Covaxin sem que a empresa tivesse nenhuma garantia do laboratório Bharat Biotech, fabricante do imunizante.

A Precisa não apresentou um contrato com o laboratório indiano, que seria fundamental para o governo brasileiro ter segurança jurídica de que a Bharat cumpriria o acordo negociado.

O Jornal Nacional teve acesso a duas minutas do contrato entre o Ministério da Saúde e a Precisa, e os documentos mostram que o governo Jair Bolsonaro ignorou exigências técnicas para acelerar o negócio da Covaxin.

Segundo a reportagem, a pressa quase levou o Ministério da Saúde a pagar antecipadamente US$ 45 milhões à empresa, sem que isso estivesse previsto no acordo.

Com a comprovação de que não havia contrato assinado entre a Precisa e a Bharat, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse não haver mais dúvidas sobre os crimes cometidos na negociação.

“Aqui no Brasil, a Precisa falsificou ‘invoice’ e depois a própria Bharat Biotech confessou a falsificação de documentos pela Precisa. Quer dizer, uma bandalheira, como é que o governo brasileiro pode avalizar algo tão espúrio como esse?”, disse Renan ao JN.

A Precisa diz que todo o processo de contratação com o Ministério Saúde foi legal e que atendeu a critérios rigorosos de integridade e interesse público. Já a pasta declara apenas que o contrato foi cancelado e que não houve desembolso de dinheiro público.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio