Man vs Snake aborda cultura gamer dos anos 1980 (Crédito:Divulgação)

Nesta série de posts, vamos falar sobre documentários bem interessantes sobre games, tecnologia e cultura digital disponíveis no Netflix e em outros serviços de vídeo. E o primeiro deles é Man vs Snake.

No início dos anos 1980, a febre dos fliperamas estava a toda em vários países do mundo. E, nos Estados Unidos, a pequena cidade de Ottumwa, em Iowa, era considerada a capital do fliperama, graças ao trabalho de Walter Day, dono de uma loja de fliperamas e divulgador da então nascente cultura gamer.

[posts-relacionados]E foi nessa loja que um garoto tímido de apenas 16 anos, Tim Mcvey (não confundir com o quase homônimo Timothy McVeigh, responsável por atentado em Oklahoma em 1995), conseguiu uma façanha histórica. Ao passar cerca de 40 horas ininterruptas (apenas com breves pautas para ir ao banheiro) em frente ao game Nibbler, ele foi o primeiro a superar a histórica marca de 1 bilhão de pontos.

Para quem não conhece, o Nibbler era uma espécie de vovô do popular “jogo da cobrinha”, sucesso em celulares nos anos 1990). O objetivo do game era guiar um cobrinha em um labirinto e “comer” algumas bolinhas espalhadas pela tela. Um detalhe é que, como o Nibbler não tinha pausa, o jogador tinha que acumular vidas que seriam perdidas na hora de ir ao banheiro.

Tim McVey, aos 16 e 41 anos (Crédito:Divulgação)

O documentário Man vs Snake (2016), acompanha a trajetória de Tim ao tentar repetir a façanha, 25 anos depois. Casado e trabalhando em uma empresa de peças, Tim tenta superar o peso da idade e dos quilos a mais para encarar uma nova maratona desgastante em frente a uma tela de fliperama.

Dwayne Johson também tenta o recorde de Nibbler (Crédito:Divulgação)

O documentário conta ainda a história de alguns dos rivais de Tim, como o italiano Enrico Zanetti, que bateu a o primeiro recorde de Tim poucas semanas depois.

Outro personagem central é Dwayne Johnson, uma espécie de “bad boy” dos games retrô, com visual meio Rob Zombie, meio Johnny Depp. Também fera em games, Dwayne compete com Tim para ver quem é o rei do Nibbler.

Man vs Snake é uma boa pedida mesmo para quem não é aficionado por games. A história pessoal de Tim McVey e o panorama do cenário dos games nos anos 1980 já fazem o documentário valer a pena. Mais informações sobre o documentário podem ser obtidas no site oficial.

Confira o trailer de Man vs Snake