Documentário sobre rompimento de barragens tem pré-estreia no Festival do Rio

Às vésperas da COP30, "Rejeito" chega aos cinemas próximo dos 10 anos do desastre de Mariana, ocorrido em novembro de 2015

Divulgação
Foto: Divulgação

O documentário “Rejeito”, dirigido por Pedro de Filippis, será exibido em pré-estreia no Especial COP 30 do Festival do Rio, nesta sexta-feira, 10. O longa acompanha uma conselheira ambiental de Minas Gerais que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios.

A narrativa se passa após alguns dos maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, como em Brumadinho (em 2019) e Mariana (em 2015), e onde novas estruturas ainda ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.

O documentário foi exibido em festivais internacionais na Holanda, Canadá e França, e acompanha personagens reais impactados diretamente pelo rompimento de barragens e mineração, e registra momentos emblemáticos, como a reocupação da comunidade de Socorro, removida após o rompimento de Brumadinho.

Documentário sobre rompimento de barragens tem pré-estreia no Festival do Rio

Após a sessão, o público poderá acompanhar uma conversa com o diretor sobre o processo de realização e os desafios de narrar os impactos da mineração em Minas Gerais. A exibição acontece pouco antes do lançamento nacional, em 30 de outubro, próximo ao marco de 10 anos do crime ambiental em Mariana.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema uma hora antes da sessão, marcada para às 20h45, no Estação NET Botafogo 3. O filme chega aos cinemas brasileiros em 30 de outubro, com distribuição da Descoloniza Filmes. Confira o trailer abaixo.

Pré-estreia documentário “Rejeito”, de Pedro de Filippis
Sexta-feira, 10 de outubro, às 20h45.

Estação NET Botafogo 3
R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.

Grátis, com retirada dos ingressos uma hora antes.