O documentário Elizabeth“, um retrato da líder camponesa Elizabeth Teixeira, será lançado no dia 5 de setembro no espaço cultural Al Janiah, em São Paulo, dentro das comemorações de sete anos do observatório De Olho nos Ruralistas.

Elizabeth foi uma das líderes das Ligas Camponesas na Paraíba e protagonista do filme “Cabra Marcado para Morrer”, clássico de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho. Com 98 anos de idade, ela foi entrevistada pela equipe do De Olho nos Ruralistas, que ouviu também outras mulheres camponesas da Paraíba sobre o seu legado.

“Elizabeth é um símbolo da luta camponesa no Brasil”, afirma o diretor do observatório, Alceu Luís Castilho. “Aos 98 anos ela ainda tem muito o que nos ensinar, e mais pessoas precisam conhecer sua história e seu legado”.

A exibição do filme marca as comemorações de sete anos do De Olho, em setembro. O documentário integra a editoria De Olho na História, dedicada à questão agrária no Brasil e à memória dos povos do campo e suas lutas.

Desde 2016, o observatório mostra a face oculta do agronegócio no Brasil, apontando os crimes ambientais, os verdadeiros invasores de terras, a movimentação política da bancada ruralista, os interesses das grandes corporações, os ataques à segurança alimentar e a violência contra indígenas, quilombolas e camponeses.

A resistência dos povos do campo, sintetizada por Elizabeth Teixeira, é o outro grande eixo temático do De Olho nos Ruralistas

Antes do filme haverá uma discussão sobre os próximos passos do observatório — que divulgará trabalhos importantes nas próximas semanas. Depois do filme, um bate-papo com a equipe do documentário. Na ocasião será lançada uma campanha para ampliar o apoio financeiro ao projeto, visando a manutenção de sua equipe.

Observatório

De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil, de seus impactos sociais e ambientais e seu expansionismo — em um contexto de mudanças climáticas em um planeta finito.

Dirigido pelo jornalista Alceu Luís Castilho, autor de “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro?” (Contexto, 2012), o observatório, ao longo desses sete anos, tem-se afirmado como referência para pesquisadores de diversas áreas, da alimentação à questão agrária, do ambiente aos conflitos no campo.

Além do site, onde divulga suas reportagens e relatórios, De Olho nos Ruralistas conta com um canal do YouTube, com mais de 20 mil seguidores, onde são veiculados programas como o De Olho no Congresso, sobre as digitais do agronegócio em Brasília, o De Olho na Resistência, sobre as lutas dos povos do campo, e o De Olho na História.

O observatório tem dado ênfase à divulgação de material audiovisual e de dossiês sobre política e questão agrária no Brasil, elaborados por uma equipe formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Um trabalho de grande repercussão em 2023 foi a série “Os Invasores”, que esmiuçou a propriedade de fazendas sobrepostas em terras indígenas por políticos e corporações.

Serviço:

Data: 5 de setembro de 2023 (terça-feira)

Horário: 18h30

Local: All Janiah (Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista, São Paulo)