Documentário ‘Futebol de Cegos’ mostra preparação da Seleção para Jogos Paralímpicos

Novo documentário de André Bushatsky amplia olhar sobre o esporte paralímpico e chega ao sportv e globoplay em novembro

Divulgação
Cena do documentário "Futebol de Cegos" Foto: Divulgação

“O Brasil é, também, o país do futebol de cegos. E a gente precisa contar a história dessas pessoas: quem é essa seleção? Quem são essas pessoas? De onde elas vêm e o que elas constroem?”. A provocação da jornalista Isabelly Morais, presente no documentário “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”, sintetiza o espírito deste novo filme dirigido por André Bushatsky, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. A obra mergulha nos preparativos da seleção brasileira para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e tem estreia prevista para novembro no SporTV, em seguida, chega ao Globoplay.

Bushatsky tem desenvolvido vários trabalhos audiovisuais voltados ao esporte paralímpico. Em seus projetos anteriores, como a série “Da Inclusão ao Pódio” e o documentário “O Instante Decisivo”, ele já explorou a rotina diária de atletas paralímpicos, focando em seus preparos para grandes eventos. Em “Mulheres no Pódio” aborda os desafios das mulheres dentro de um universo que há muito tempo é dominado por homens. E para fechar a trilogia, chega “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil”, no qual a equipe de filmagem segue a invicta seleção penta campeã paralímpica por quase dois anos.

“O futebol de cegos é uma das expressões mais puras da alma do esporte brasileiro. Nossos atletas jogam com o coração, com instinto e confiança total uns nos outros. O documentário de André Bushatsky mostra isso com muita legitimidade. O que existe por trás da trajetória vitoriosa é muito mais do que medalhas: é trabalho, amizade e uma crença inabalável no poder do esporte de transformar vidas”, afirmou José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.