Do deserto à neve: Destinos incríveis escondidos no Peru

Do deserto à neve: Destinos incríveis escondidos no Peru

Na semana passada, o governo peruano voltou a liberar a entrada de brasileiros no país, desde que 100% vacinados (duas doses ou a vacina de dose única) ou com um teste negativo para Covid, feito até 72 horas antes da viagem. 

Sempre que me perguntam sobre uma viagem de conhecimento e transformação, seja sozinho, em família ou em grupo, eu falo do Peru. O Peru é um dos países mais diversificados do mundo. Um país multicultural, cheio de tradições, com uma laureada gastronomia e vastas reservas naturais. São 12 patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco e é dono de 84 dos 117 ecossistemas do mundo. São desertos, florestas, praias, picos nevados, lagunas e muita, muita história. É claro que o Vale Sagrado, Cusco e Machu Picchu são destinos quase que obrigatórios não só pela beleza do lugar, mas por ser berço da história dos Incas, uma das mais importantes civilizações do mundo, assim como os Astecas e os Maias. Mas queria deixar aqui os lugares que visitei quando decidi pegar um ônibus em Lima e conhecer o país. Esses lugares me trazem aprendizados e lembranças como uma das viagens mais ricas que fiz. 

Fotos Divulgação e Flávia Vitorino

1.Deserto de Huacachina 

É um pequeno povoado localizado a 4 horas ao sul de Lima, perto da cidade de Ica. Huacachina é o único deserto natural da América do Sul, com grandes dunas de areia e um vilarejo (que parece um oásis) no meio do deserto onde moram cerca de 100 pessoas que hoje vivem do turismo local. Um pôr-do-sol inacreditável.

2. As linhas de Nazca

Uma viagem para o passado, diria até extraterrestre. Imaginem desenhos de formas humanas, de animais ou de plantas (outras são seres míticos, desconhecidos, que parecem frutos da imaginação) onde a maior entre elas mede mais de 100 metros de ponta a ponta — um pouco maior do que a Estátua da Liberdade. Uma loucura. Estão localizadas em um deserto no centro-sul do Peru, continuam intrigando cientistas e visitantes, centenas de anos após sua criação,

3. Reserva Nacional de Paracas

A reserva se estende por mais de 3,350 km², e é lar de mais de 400 espécies de flora e fauna, incluindo o pinguim Humboldt, leões marinhos, baleias jubarte e golfinhos. Uma pequena vila de pescadores a 260 quilômetros ao sul da capital peruana com praias incríveis de areia vermelha, encostas com grandes formações rochosas e o arquipélago das Ilhas Ballestas.

4. A Cordilhera Blanca

O lugar dos trekkings e caminhos mais lindos que percorri. A distância aproximada de Lima para Huaraz (porta de entrada do Parque) é 405 km Ao longo dos seus 180 km, a Cordilheira Branca fica no Parque Nacional Huascarán, com uma topografia acidentada, de vales estreitos e picos nevados. Os principais cumes variam de 5.000 a 6.700 metros de altitude. Há cerca de 300 lagoas, das quais as mais incríveis são as mais antigas, nos fundos dos vales, com suas colorações azuladas, como as de Llanganuco. Lá existem mais de 600 glaciares, que estão infelizmente já estão  retrocedendo devido a crise crise climática, e que com certeza desaparecerão.

5. Salineras de Maras – Vale Sagrado

Maras é uma cidade no Vale Sagrado dos Incas, 40 quilômetros ao norte de Cusco. A cidade é conhecida por suas lagoas de evaporação de sal, uma visão espetacular de 5 mil tanques de extração, desde os tempos pré-Incas, que formam uma paisagem inusitada em meio ao Vale. O processo de extração de sal das Salineras se mantém até hoje: o sol evapora a água e o sal se cristaliza, mesmo método utilizado desde as culturas pré-incas.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.