O sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, se classificou para as semifinais do ATP Finals ao vencer o russo Andrey Rublev (N 5º) por 6-3, 6-2 em 1 hora e 4 minutos, nesta quarta-feira.

Esta segunda vitória do sérvio no Grupo Verde do torneio e a desistência do grego Stefanos Tsitsipas (4º), devido a uma lesão, garantem a Djokovic a vaga na próxima fase da competição disputada na cidade italiana de Turim.

O número 1 do mundo, em busca do sexto título no ATP Finals para igualar a marca do suíço Roger Federer, teve uma apresentação praticamente impecável diante do russo.

No outro jogo do dia do Grupo Verde, o norueguês Casper Ruud (8º) venceu o britânico Cameron Norrie (12º) por 1-6, 6-3 e 6-4, mantendo assim suas chances de se classificar para as semifinais.

– Segunda baixa do torneio –

Tsitsipas “se retirou (do Masters) devido a uma lesão no cotovelo direito”, informou a ATP, e foi substituído por Norrie.

O finalista de Roland Garros, que também havia desistido de disputar o Masters 1000 de Paris no início deste mês na primeira rodada com uma lesão no cotovelo direito, foi atropelado em sua estreia em Torino por Rublev (5º) por 6-4, 6-4.

Vencedor do ATP Finals de 2019, Tsitsipas é o segundo a desistir da edição deste ano depois de Matteo Berrettini (7º), que abandonou em sua estreia no domingo devido a uma lesão abdominal.

O italiano esperou até terça-feira para anunciar que não poderia disputar outra partida, deixando sua vaga no grupo para seu compatriota Jannik Sinner (11º e primeiro reserva), que estreou na terça vencendo com autoridade (com um duplo 6-2) o polonês Hubert Hurkacz (nº 9), e com isso vai se classificar para as semifinais se derrotar nesta quinta-feira o russo Daniil Medvedev (nº 2), já classificado.

ig/iga/lca/aam