Os dois finalistas do último Aberto da Austrália, Novak Djokovic e Stefanos Tsitsipas, mostraram que sabem sofrer e avançaram à terceira rodada do torneio, enquanto a bielorrussa Aryna Sabalenka e a jovem russa de 16 anos Mirra Andreeva impressionaram nesta quarta-feira (17).

Djokovic, que busca seu 25º Grand Slam e seu 11º título em Melbourne, levou um bom susto contra o tenista local Alexei Popyrin, que acabou derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 4-6, 7-6 (7/4) e 6-3.

Mas o número 1 do mundo passou por um momento crítico na partida. No terceiro set, quando Popyrin liderava por 5-4, o sérvio tinha três break points contra e, pouco depois, teve que salvar mais um.

“Tive a sorte de superá-lo com o meu jogo. Ele foi melhor no segundo e no terceiro set. A dinâmica se inverteu no tiebreak”, admitiu ‘Nole’ após a partida.

Nesse tiebreak, ‘Nole’ abriu vantagem desde o início e a manteve até fechar a parcial.

– “Continuo buscando minha melhor forma” –

“Não joguei meu melhor tênis, continuo buscando minha melhor forma”, acrescentou o sérvio, que teve um problema no punho direito neste início de temporada.

Na primeira rodada, Djokovic sofreu para vencer em quatro horas o jovem croata Dino Prizmic e reconheceu, após a partida, que tinha se sentido “um pouco mal” nos dias anteriores.

O número 1 do mundo irá enfrentar, por uma vaga nas oitavas de final do Aberto da Austrália, o argentino Tomás Martín Etcheverry, que bateu o veterano francês Gaël Monfils por 3 sets a 0, com um triplo 6-4.

– Sinner mostra sua força –

Tsitsipas, como em sua estreia, precisou de quatro sets para bater o australiano Jordan Thompson com parciais de 4-6, 7-6 (8/6), 6-2 e 7-6 (7/4) e vai jogar a terceira rodada contra o francês Luca Van Assche.

Por sua vez, o italiano Jannik Sinner não teve dificuldades diante do holandês e foi superior durante toda a partida disputada na Margaret Court Arena fechando com 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-2 e 6-2 em apenas 1 hora e 43 minutos.

Seu próximo adversário será o argentino Sebastián Báez, que derrotou em quatro sets o colombiano Daniel Galán.

– Sabalenka e Andreeva impressionam –

Já Sabalenka segue impressionando. A número 2 do mundo, atual campeã do torneio, bateu a jovem tcheca de 16 anos Brenda Fruhvirtova por 2 sets a 0 (6-3 e 6-2), em apenas uma hora e sete minutos.

Na terceira rodada, a bielorrussa de 25 anos irá enfrentar a ucraniana Lesia Tsurenko, que derrotou a espanhola Erbeka Masarova por 2 sets a 0 (6-3 e 6-4).

Quem também viveu um grande dia em Melbourne foi Andreeva, que passou pela tunisiana Ons Jabeur, três vezes finalista de Grand Slam e uma das favoritas ao título, com uma vitória contundente por 2 sets a 0 (6-0 e 6-2), em apenas 54 minutos.

“No primeiro set mostrei um tênis incrível. Sinceramente, não esperava isso de mim mesma”, admitiu a jovem russa, número 47 do ranking da WTA.

Em outros jogos da chave feminina, avançaram a americana Coco Gauff, a espanhola Paula Badosa e a brasileira Bia Haddad.

Bia, número 12 do mundo, passou pela russa Alina Korneeva por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-2, em uma hora e 21 minutos.

Na próxima fase, a brasileira vai enfrentar outra tenista de Moscou, Maria Timofeeva.

es/jde/mcd/avl/pc/cb/aa