Djokovic derrota Sinner de virada e fará final com Alcaraz na Austrália

SÃO PAULO, 30 JAN (ANSA) – O tenista sérvio Novak Djokovic, quarto colocado no ranking da ATP, derrotou de virada o italiano Jannik Sinner, atual número 2 do mundo, e garantiu vaga na final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.   

Em um empolgante clássico na arena Rod Laver, em Melbourne, o atleta de 38 anos precisou de 4h09 para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/3, 4/6, 6/4 e 6/4, e quebrar uma sequência de derrotas para Sinner.   

“Estou sem palavras, para ser honesto. Com a intensidade, a qualidade e o nível tão alto do tênis do Sinner, eu sabia que teria de jogar muito bem para ganhar dele. Ele é um jogador incrível”, comentou Djoko, visivelmente emocionado.   

Djokovic é o maior campeão da competição, com 10 títulos, mas não vence um Grand Slam desde 2023, quando também superou Sinner. Desde então, o italiano levou a melhor nos cinco últimos confrontos entre eles, incluindo quatro vitórias consecutivas sem ceder sets.   

O retrospecto dos confrontos diretos agora registra 6 a 5 para o italiano. Com a vitória, o tenista sérvio passa a ser o mais velho finalista do Australian Open na Era Aberta – a partir de 1968.   

Na outra semifinal, o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial e que busca o único Grand Slam que falta em sua carreira, bateu o alemão Alexander Zverev (3º), por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 7/6, 6/7 e 7/5, para ir à final, mesmo sofrendo com cãibras.   

Os dois fizeram a semifinal mais longa da história do Australian Open: foram 5h27 de duração. A decisão do torneio está marcada para o próximo domingo (1º). (ANSA).