Sem dúvida nenhuma, o treinamento em alta performance exige fisicamente dos atletas um algo mais durante a performance na modalidade. No tênis não é diferente e, por isso, Novak Djokovic tem encontrado na ginga brasileira, mais especificamente na capoeira, um segredo para potencializar seu desempenho nas quadras.


+ Ciro Gomes discute com jornalista durante entrevista: “Me deixe terminar”
+ Passageiro quebra poltronas em voo e é contido pela Polícia Federal
+ Jeep Gladiator: após ter 1º lote esgotado, picape ganha coleção de roupas


Dono de 21 títulos de Grand Slams, o sérvio faz aulas de capoeira com Marcelo Santos, conhecido como Mestre Pulmão, na região dos Balcãs, na Europa. A informação foi divulgada pelo portal GE.

https://www.instagram.com/p/CgEaluijf3H/?hl=pt-br

Além dos treinos específicos para realizar os movimentos do tênis, Djokovic tem utilizado do gingado presente na capoeira na sua preparação diária.

Ao GE, o o Mestre Pulmão contou como tem sido o contato com o tenista, o qual ele disse ter uma forte conexão com o Brasil.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Ele gosta muito do Guga (Gustavo Kuerten), fala que o Guga é um cara sem palavras e vê ele como uma referência. Ele tem essa paixão pelo Brasil. E a capoeira tem elementos que são muito fascinantes para ele. Os movimentos da capoeira combinam com que ele faz, porque ele é considerado um homem elástico”, revela Marcelo Santos.

https://www.instagram.com/p/CgJ10JJjg08/?hl=pt-br

Tanto na capoeira como no tênis, o praticante precisa desenvolver um jogo de cintura para poder realizar os movimentos. Dessa forma, Marcelo Santos disse que visa aliar a ginga da representação cultural brasileira com os movimentos do tênis.

“Eu trabalho muito com o Nola [Djokovic] a lateralidade e a diagonal. Esses momentos da capoeira têm tudo a ver com que ele faz na quadra. A ginga da capoeira ajuda no balanço dele, então isso com certeza é um preparo. Só no simples fato de você fazer uma estrela, você já trabalho vários elementos. Ele já é um ídolo do esporte, né, e a capoeira está dando uma outra visão do que ele já fazia”, avaliou.

Fora do US Open por não apresentar sua vacinação contra a Covid, Novak até figurou na lista do último Grand Slam do ano, mas como o governo dos Estados Unidos exige a vacinação completa para estrangeiros, o sérvio não poderá mostrar a evolução do seu gingado em solo norte-americano.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias