Diversos bairros de São Paulo enfrentam apagão; Enel cita falha na transmissão

Reprodução/Globo
Foto: Reprodução/Globo

Diversos bairros da cidade de São Paulo enfrentaram falta de energia neste sábado, 31. Segundo relatos, a Avenida Paulista e arredores e as regiões leste e norte da cidade ficaram sem luz desde pouco depois das 18h.

Em nota, a Enel afirmou que “uma ocorrência envolvendo um sistema de transmissão que não pertence à empresa afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde”.

A companhia também disse estar trabalhando com “manobras remotas na rede” para reduzir o número de clientes impactos nas regiões leste e norte da área de concessão.

Relatos indicam que as zonas norte, leste e central foram afetados, além do município de Guarulhos. A lista de bairros que ficaram sem luz inclui Jardins, Paraíso, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves, Mooca, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus e São Miguel.

O que diz o ONS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que houve “interrupção de carga de cerca de 870 MW” às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. “Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.”

“O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, finaliza o órgão.

Energia restabelecida

A Enel informou que a energia foi restabelecida por volta das 20h em São Paulo, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora.

“Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando, principalmente, as regiões Leste, Norte e Central da capital”, reiterou a nota da empresa.