Muito se fala sobre a colocação do dispositivo intrauterino (DIU). O método contraceptivo, que atua como uma barreira no útero para evitar a gravidez, está disponível nas versões hormonal ou de cobre (sem hormônios). Mas, após colocado, como é sua remoção?

+ DIU: ginecologista esclarece as principais dúvidas e auxilia a identificar a melhor opção desse método contraceptivo

+ Métodos contraceptivos podem ter a depressão como efeito colateral?

A enfermeira e parteira Sarah Pringle se dedicou a mostrar que talvez o processo de retirada do dispositivo seja melhor do que se imagina. Em sua conta no TikTok, a profissional da saúde mostra que, depois de ser puxado pelo fio ao qual está preso, o DIU deve deslizar com facilidade. As informações são do “The Sun”.

@midwifemama Reply to @_pacifist ♬ Talking to the Moon – Bruno Mars

No vídeo postado, Sarah escreve: “Usando uma ferramenta especial, seu médico puxará suavemente as cordas e retirará o DIU. Os braços se dobrarão quando ele deslizar para fora.” O DIU tem dois fios finos que pendem do útero até o topo da vagina. Esses fios não podem ser vistos da vulva, ou sentidos por um(a) parceiro(a) durante o sexo.

A especialista respondeu ao comentário de uma internauta que pedia a demonstração da retirada do DIU, pois sua ansiedade estava alta por conta da inserção. A colocação do dispositivo pode ser dolorosa para algumas mulheres, e isso pode causar o medo de que a remoção seja igualmente desagradável.

Segundo a Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva do Reino Unido (FSRH), para muitas mulheres, a dor da inserção do DIU é semelhante às cólicas menstruais. O órgão defende que “as mulheres devem sempre receber algo para alívio da dor nos procedimentos do DIU”.