ROMA, 16 AGO (ANSA) – O jóquei Carlo Sanna, o “brigante”, da contrada de “Onda”, foi o campeão da segunda corrida do Palio de Siena, competição esportiva que acontece desde a Idade Média, dedicado à Virgem Maria, nesta quarta-feira (16).
Esta é a 41ª vitória de “Onda”. No entanto, a última vez que a contrada havia vencido foi em 16 de agosto de 2013.
Com origens que remontam à Idade Média, a disputa acontece duas vezes por ano, sempre em 2 de julho e 16 de agosto, na bela Piazza del Campo, coração do centro histórico da cidade toscana de Siena. Entre 17 cavalos que representam cada bairro (contrada) de Siena, 10 são escolhidos para dar três voltas na praça, passando ao redor de uma multidão ensandecida e debaixo de sacadas tomadas de gente.
Nesta edição, no início da manhã, o prefeito de Siena, Bruno Valentini, excluiu um dos cavalos competidores, da “Lupa”, após “veredito únanime” do colégio veterinário que identificou uma lesão no animal, o impedindo de participar da disputa. Portanto, apenas 9 cavalos correram.
O vencedor leva para o seu distrito um estandarte criado especialmente para cada edição do Palio, além da glória de ter derrotado as “contrade” adversárias. (ANSA)