Para comemorar o Ano Novo, a Liberdade, bairro de São Paulo que tem grande concentração de japoneses, vai promover o 49º Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade. O evento, organizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), acontece a partir das 8h da manhã desta terça-feira (31), na Praça da Liberdade-Japão, no centro da capital paulista, e segue até as 13h.
O evento marca a virada do ano no Japão, que acontece antes do Brasil por causa da diferença do fuso horário.
Durante o Moti Tsuki Matsuri será distribuído o Moti, o bolinho de arroz símbolo da prosperidade, tradicional nas festas de final de ano no Japão. Serão distribuídos gratuitamente dois bolinhos – um branco e outro vermelho, que simbolizam a paz a e a felicidade. A intenção é que 20 mil pessoas recebam o bolinho da prosperidade. Também serão distribuídas três mil tigelas de Ozooni, uma espécie de sopa de Moti, que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o Ano Novo.
Para marcar a celebração, será feita a demonstração de como se faz o Moti, com autoridades e voluntários socando, amassando e preparando o Motigome (tipo de arroz utilizado) em pilão de pedra, unindo os grãos já cozidos até formar uma massa uniforme e consistente.
“Assim é nossa vida. Unidos, criamos consistência e ficamos mais fortes para vencer as batalhas do dia a dia. Essa é a representação do Moti na cultura japonesa”, disse Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL.
Em uma cerimônia xintoísta, o público terá ainda a possibilidade de agradecer pelas dádivas recebidas ao longo do ano vivido e de pedir bênçãos para o próximo ciclo que se iniciará.